Você está visualizando atualmente Comissão de Saúde do CRP 14/MS realiza reunião para organizar a Semana da Luta Antimanicomial

Comissão de Saúde do CRP 14/MS realiza reunião para organizar a Semana da Luta Antimanicomial

Nesta quinta-feira (16), a Comissão de Saúde realizou uma reunião para parceria com outras instituições para discutir a Campanha de Maio da Luta Antimanicomial. A reunião mobilizou participantes de grupos que trabalham com a saúde mental no município de Campo Grande e no estado para articular a organização das agendas do mês de maio, no qual é comemorado no dia 18, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Para o coordenador da Comissão de Saúde do CRP14/MS, Alberto Mesaque essa é uma luta muito importante, que tem haver com a ruptura dos modelos de cuidados pautados no manicômio. “O manicômio não é um prédio, e sim práticas manicômiais que tiram a liberdade do sujeito, é a equipe que realiza os cuidados e atividades pelo outro, que geralmente envolve a prisão que se vê no dia a dia, ou prisão das comunidades terapêuticas nos hospitais psiquiátricos”, destacou.

Participaram o presidente do CRP14/MS,Walkes Jacques Vargas, a representante Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (LAPS), Geovana Weis Straliotto , a representante Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (LAPS), Emilli Caroline S. Souza, as representantes da Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (LAPS), Geovana Weis Straliotto e Emilli Caroline S. Souza, da Rede Psicossocial SES esteve presente Liliane Pinho de Almeida, da Rede Psicossocial SES, Renata Delfino, a Docente da Unigran, Walkiria Santana Garcia Cristaldo – Docente Unigram, do TJ/RAESP, Juliana Marques Resende e Tânia Ruth Ortiz Pereira da Escola de Saúde Pública.

“A ideia foi sentar para organizar essas atividades, porque a saúde mental ela é coletiva, e na reunião ficou claro que precisamos envolver as famílias e os usuários para participar das reuniões também. Será realizado uma semana de Luta Antimanicomial que deve acontecer na semana do dia 18 de maio, que incluirá atividades acadêmicas e culturais, palestras, workshops e atividades de mobilização política. Já temos uma nova reunião agendada com outros coletivos que identificamos para somar nessa luta”, ressaltou o coordenador da Comissão de Saúde.