Você está visualizando atualmente COMUNICADO À CATEGORIA – CORONAVÍRUS

COMUNICADO À CATEGORIA – CORONAVÍRUS

Preocupado com a epidemia da Covid-19, o novo coronavírus, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul recomenda cautela e cuidado nas atividades desempenhadas pelas/os profissionais que atuam no território do Mato Grosso do Sul. Nesse momento é muito importante seguir algumas orientações:

  1. Em conformidade com a recomendação do CFP (ver nota) a categoria deverá observar as sugestões do Ministério da Saúde, OMS, Secretarias de Saúde e autoridades civis sobre eventuais possibilidades de quarentena, resguardo, isolamento. E, em caso de vínculo empregatício, deverá seguir a legislação vigente referente a atestado de afastamento;
  2.  Recomenda-se a prestação de serviços em locais ventilados, não fechados, que permitam manter distância de um a dois metros entre pessoas, se possível. Use álcool em gel para limpeza e proteção.  Até o momento, não há orientação das autoridades para suspensão de atividades; (Ver orientação da OMS)
  3. Caso a(o) profissional opte pela prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologia da informação e da comunicação, como o atendimento on-line, deverá seguir as orientações da Resolução CFP nº 11/2018, em especial a necessidade de realização de um cadastro prévio junto ao nosso Regional.  

Se houver dúvidas sobre o atendimento on-line ou sobre o cadastro, procure orientações nos canais; secretaria@crpms.org.br ou ligue:  (67) 3382.4801 | (67) 9123.7759

O CRP14/MS recomenda que as/os profissionais avaliem com seriedade a necessidade de atendimento realizado por meio de tecnologia da informação e comunicação neste período de contenção da transmissão do vírus. Acreditamos que seja uma forma de garantir a continuidade e prestação de serviços de qualidade e em condições apropriadas.

O Conselho ainda informa que novas medidas de prevenção serão tomadas ao longo dessa semana. Até presente momento, estão mantidas as atividades internas e o funcionamento normal da Autarquia, bem como o calendário de atividades do mês de março. A única atividade que está suspensa é o Cine Clube, a pedido do Museu de Imagem e Som.  O evento seria realizado na quinta-feira, dia 19.  

Estamos atravessando um momento delicado e, por isso, pedimos a todas e todos muita calma. Evitem propagar notícias falsas. A insegurança e comoção tem tomado conta das pessoas. Neste momento, a melhor maneira de combater a insegurança e o medo está na informação. É imprescindível seguir as orientações de proteção e contenção da doença. Assim, parte dos nossos esforços se concentra em explicar a situação para que as pessoas saibam como agir. O Conselho está monitorando a evolução dos acontecimentos e novas medidas serão tomadas com prontidão.

Medidas de prevenção

Em acordo com as recomendações da OMS sobre medidas de prevenção, o CRP14/MS recomenda também:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

Usar antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%;

Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo, evitando usar as mãos;

Optar por lenços descartáveis;