You are currently viewing CONAPE 2022: representantes do CRP 14/MS destacam discussões importantes e defesa da Lei 13.935

CONAPE 2022: representantes do CRP 14/MS destacam discussões importantes e defesa da Lei 13.935

O CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14a Região) participou da II Conferência Nacional Popular de Educação, a CONAPE, realizada em Natal/RN. Em dois dias, a delegação da Psicologia de Mato Grosso do Sul, composta pela presidente do CRP14/MS, Marilene Kovalski, junto com a Coordenadora da Comissão de Educação, Celi Corrêa Neres e com a conselheira tesoureira do Conselho Federal, Norma Cosmo. As três integraram rodas de conversa, compartilharam experiências e defenderam a importância da Psicologia e do Serviço Social na Educação Básica, estabelecida pela Lei 13.935/2019.

Presidente do CRP 14/MS, Marilene Kovalski destacou que a representação do CRP14/MS, através da Coordenadora da Comissão de Educação, Celi Corrêa Neres e também da Colaboradora Norma Cosmo, foi ativa no encontro e da aprovação do Regulamento, as moções apresentadas e a Carta de Natal, com os posicionamentos construídos.

“Foi um evento majestoso em participação democrática. A psicologia se fez presente, para defender a implementação da lei 13.935/19 com a contratação de psicólogas(os) e assistentes sociais para atuar nas escolas da rede pública de Educação básica. Para uma educação inclusiva, integral e socializadora”, disse.

A presidente ainda destacou que a “Psicologia sempre esteve presente na educação com seus aportes teóricos e o saber sobre o comportamento e desenvolvimento humano, compreensão necessário para que o processo educacional aconteça”.

Junto com ela esteve a coordenadora da comissão de Educação do CRP 14/MS, Celi Corrêa Neres que ressaltou que o encontro trabalhou com eixos importantes, entre eles o direito da defesa da educação democrática, plural e inclusiva e que atenda a todos.

“Foram discutidas políticas para educação da básica a superior, metas para cada setor. Como ingresso, curso, e financiamento da educação. A psicologia esteve massivamente presente, pautando a defesa de uma educação integral, de qualidade e que atenda a diversidade”, destacou.

A grande Plenária das delegadas e dos delegados aprovou Moção proposta pelo Conselho Federal de Psicologia em defesa da implantação da Lei 13.935 por estados e municípios. O documento ressalta que Psicologia e o Serviço Social contam com uma luta histórica em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e emancipadora, capaz de transformar as diversas realidades – de modo a viabilizar a construção de um mundo mais justo e menos desigual.

Carta de Natal

Ao término dos trabalhos, a plenária aprovou a Carta de Natal, o documento final da conferência. A Carta registra o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva.

Norma Cosmo, conselheira tesoureira do Conselho Federal, destacou que o CONAPE é importante para tirar pautas como meta para lutas “Uma grande conferência de discussão, realizada por várias instituições de educação. Entendemos que psicólogas(os) são profissionais da educação. Debatemos por eixos e aprovamos a carta de natal, que aponta para que lado devemos caminhar”.

Ainda de acordo com ela, é importante destacar o envolvimento e compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento do país, da psicologia participar em conjunto com várias mãos.

 

Fotos: Assecom CFP