Você está visualizando atualmente Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP) inicia o primeiro lote de inscrições

Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP) inicia o primeiro lote de inscrições

Evento será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022, em São Paulo, e terá como tema “60 anos da regulamentação da Psicologia: memórias, crise da democracia e desafios para a ciência e para a profissão”

O 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) abriu nesta terça-feira (15) o primeiro lote de inscrições. O evento será realizado em São Paulo (SP) entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022 e pretende colocar em debate – entre outros temas – os 60 anos da regulamentação da Psicologia (destacando memórias, crise da democracia e desafios para a ciência e para a profissão), além de problematizar o contexto brasileiro dos últimos quatro anos, em especial, a pandemia da Covid-19.

Também já podem ser inscritas as apresentações de trabalhos, que poderão ser realizados nas seguintes modalidades: pôster, comunicação oral, conversando sobre práticas profissionais, conversando sobre pesquisas e práticas profissionais.

As apresentações estão divididas em quatro eixos: História da Psicologia: manutenções e subversões na ciência e na profissão; Psicologia, diversidade e direitos humanos: avanços e desafios para a ciência e profissão; Formação em Psicologia: reflexões e ações para uma formação crítica; O trabalho da psicóloga: práticas profissionais e produção de conhecimento.

As orientações sobre a produção dos trabalhos estão disponíveis neste link: http://www.cienciaeprofissao.com.br/inscricoes-de-trabalhos/

20 anos de CBP

O 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) pretende reunir psicólogas(os), docentes, estudantes, profissionais de áreas afins e usuárias(os) de serviços de Psicologia, visando compartilhar as experiências realizadas nos vários lugares onde a Psicologia se faz presente e atuante. Objetiva, ainda, dialogar, refletir e produzir coletivamente princípios e caminhos para a profissão.

Embora a atividade aconteça no marco dos 60 anos da Psicologia, 2022 celebra também os 20 anos do 1º CBP. Nesse período, os encontros  têm buscado ampliar horizontes e interlocutores, de modo especial com os demais países latino-americanos e com os países africanos de língua portuguesa. “Se somos distintos em nossa riqueza cultural e histórica, somos também irmãos em nossa condição de países colonizados, que lutam por autonomia financeira e cultural e construção de saberes emancipatórios e descolonizados”, reforça a apresentação do evento.

Criado pelo Fórum Nacional das Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB), o CBP cumpre um relevante papel ao reunir os mais diversos setores do fazer psi, convidando a categoria a pensar sobre os problemas que afetam a sociedade, que produzem opressão e sofrimento, assim como as contribuições que a Psicologia pode oferecer na perspectiva de transformações sociais que visem ao bem comum.

Saiba mais:

6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) 60 anos da regulamentação da Psicologia: memórias, crise da democracia e desafios para a ciência e para a profissão

Data: 11 a 15/11/2022

Local: Universidade Nove de Julho, Campus Memorial, em São Paulo – SP

Informações: cbpsi.org.br

Inscrições: https://www2.cfp.org.br/inscricoesonline/cbp/2022