Você está visualizando atualmente Conselho e Sindicato realizam debate sobre planos de saúde

Conselho e Sindicato realizam debate sobre planos de saúde

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), em parceria com o O SINPSI-MS – Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul realizará, no dia 19h, às 8h, a Roda de Conversa de Saúde Suplementar, para discutir sobre o compromisso ético e social da Psicologia na Saúde Suplementar e mobilizar a categoria a buscar diretrizes para enfrentamento de situações que necessitam de ajustes e melhorias.

Os planos de saúde compreendem um grande campo de trabalho para as/os psicólogas/os que atuam na prática da Psicologia Clínica prestando serviços como psicoterapia. Nesse campo, as relações de trabalho e as condições para uma prestação de serviços com ética e qualidade muitas vezes são precarizadas.

A roda visa, portanto, conhecer as demandas da categoria, abordando temas como a duração do atendimento psicológico, valor da hora de atendimento, delimitações de processo. Bem como elaborar com os/as profissionais estratégias de articulação entre psicólogas/os e o conselho.

De acordo com a Conselheira Glace Siqueira, a questão dos Planos de Saúde é muito importante, pois impacta a vida de muitas/os psicólogas. “Essa pauta é muito relevante. Recentemente, por exemplo, a Justiça Federal determinou que os Planos de Saúde em todo o Brasil disponibilizem número ilimitado de sessões de psicoterapia para seus clientes após ação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF)”. Essa decisão muda muita coisa e cabe a nós psicólogas e psicólogos discutirmos meios para se apropriar de tal realidade”, indagou Glace.

O evento contará com a participação do Psicólogo Alexandre Trzan Avila, Conselheiro Efetivo do XIII e XIV Plenário do CRP-05/RJ Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, gestões 2010-2013 e 2013-2016, diretor do Sindicato dos Psicólogo do Rio de Janeiro e possui experiência por mais de seis anos como representante da Psicologia nas reuniões da ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar.

Diante de uma conjuntura de retrocessos e precarização nas relações de trabalho, tal agenda como parte de um calendário do mês da/o Psicóloga/o 2017 é mais um grande esforço de organização das/os trabalhadoras/es para reivindicar seus direitos, entre eles contra os baixos valores repassados aos profissionais de saúde credenciados às operadoras de planos de saúde e até mesmo pelo fortalecimento e reconhecimento das entidades da Psicologia em tempos de crise.

Agenda: Roda de Conversa – “Saúde Suplementar: As relações de trabalho entre Psicólogas/os e Planos de Saúde”

Data: dia 19 de agosto

Local: UCDB Centro – Rua Barão do Rio Branco, 1811 | Campo Grande-MS

Horário: a partir das 8h

Evento no Facebook: fb.com/events/141135729809087

Inscrições gratuitas: crpms.org.br/inscricao/203