Você está visualizando atualmente Conselho Federal participa do XII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Conselho Federal participa do XII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Presidente da autarquia destacou a luta da Psicologia pela garantia e efetivação de direitos

Belo Horizonte/MG recebeu, de 12 a 15 de outubro, o XII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP), a atividade reuniu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) profissionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais de todas as regiões do Brasil para debater questões como a precarização da vida, lutas populares, desconstrução de políticas públicas e a história da psicologia política.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes, participou da mesa de abertura, que debateu o tema “Lutas políticas, processos de subjetivação e alternativas democráticas”.

Segundo Ana Sandra, em um cenário que requer posicionamento político constante, é comum surgirem discursos para promover a despolitização e a ausência de ideologias de pessoas, causas, órgãos e profissões. Nesse sentido, destacou a presidente do CFP, historicamente a Psicologia está associada à luta pela garantia e efetivação de direitos.

“O Conselho Federal de Psicologia defende uma sociedade humanizada, fundada em valores éticos que preservam a justiça, a democracia e os direitos essenciais para uma vida digna a todas as pessoas”, destacou Ana Sandra.

De acordo com a presidente do CFP, a maioria das(os) profissionais da Psicologia atuam em áreas essencialmente envolvidas com políticas de Estado, como saúde, educação e assistência social. “As políticas de Estado determinam opções governamentais e incidem diretamente no nosso fazer diário, na possibilidade de trabalho de todas nós”, pontuou.

A Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) foi fundada no ano 2000 para difundir e fortalecer a psicologia política no Brasil por meio de estudantes, pesquisadoras(es) e demais interessados. No XII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política a associação buscou compreender fenômenos políticos contemporâneos por meio de análises da psicopolítica.

A ABPP integra o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), com destacada atuação em prol do desenvolvimento político e científico das entidades que congregam, nacionalmente, profissionais da psicologia atuantes em diversas áreas. Em 2022, a ABPP é uma das entidades responsáveis pela Comissão Científica da Organização do VI Congresso Brasileiro – Psicologia: Ciência e Profissão, que reunirá mais de 6 mil pessoas entre os dias 11 e 15 de Novembro, em São Paulo.

O Simpósio Brasileiro de Psicologia Política é o principal evento organizado pela ABPP. Desde o ano 2000, é realizado este evento bianual com a participação de pesquisadoras(es) e conferencistas nacionais e internacionais.

As programações dos simpósios abordam diferentes temas como: participação política, movimentos sociais, memória política, território, políticas sociais e econômicas, comportamento político, violência, aparatos repressivos do Estado, exclusão social e minorias sociais.