Você está visualizando atualmente Conselho participa de ato de criação da Frente em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial

Conselho participa de ato de criação da Frente em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial

Foi criada na tarde de hoje, 18, durante reunião realizada no Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SindMed/MS), a Frente em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, coordenada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) com o apoio de parlamentares e de movimentos sociais.

“O objetivo dessa Frente é garantir políticas públicas municipais para a área da saúde mental, para que essas pessoas que precisam desse apoio psicológico sejam tratadas como seres humanos, para viver melhor em sociedade, pois precisamos respeitar as diferenças”, enfatizou a presidenta do CRP14/MS, Marilene Kovalvski.

A ação surge em razão das ameaças de revogação de portarias de saúde mental do Ministério da Saúde anunciadas pelo governo federal. Entre as portarias que serão revogadas, estão as que regulam o programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar, as equipes que trabalham no Consultório na Rua, o Serviço Residencial Terapêutico e a Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta para Casa. Essas medidas, se aprovadas, podem prejudicar pessoas que dependem desses serviços, que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Participaram da reunião a vereadora eleita Camila Jara (PT), os vereadores Marcos Tabosa (PDT) e Alírio Vilassanti (PSL), além da psicóloga do Núcleo do Sistema Prisional do CRP, Tânia Regina Verão; o psicólogo do Caps (Centro De Atenção Psicossocial) Vila Margarida e do Núcleo de Saúde Mental do CRP14/MS, Marcio Luiz de Souza; a coordenadora da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Carolina e o representante do MNU (Movimento Negro Unificado), Matheus Firmino.

No último dia 13, foi realizada uma reunião virtual para criar estratégias de ação diante do risco que as políticas de saúde mental e os serviços de atenção psicossocial passam. Marilene ressaltou que esse encontro virtual foi para pensar a atuação da Frente na garantia e expansão dessas políticas e bem-estar das pessoas que delas dependem.