Você está visualizando atualmente Coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP 14/MS participa do lançamento do Prêmio João W. Nery

Coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP 14/MS participa do lançamento do Prêmio João W. Nery

O psicólogo e coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP 14/MS, João Fernando dos Santos Vilela (CRP:14/08098-1) participou do Lançamento do Prêmio João W. Nery que trará destaque as “Práticas em Psicologia para a Promoção da Diversidade Sexual e de Gênero” e escreveu uma das propostas da “Carta de Propostas ao Sistema Conselhos de Psicologia” em alusão a Comemoração dos 5 anos da Resolução CFP Nº 1/2018, que estabelece as normas de atuação para psicólogas/os em relação as pessoas trans.

“Medidas visionárias como essa do CFP são formas de aumentar a visibilidade para a necessidade de práticas mais assertivas e que ampliem a qualidade de vida das pessoas trans, infelizmente ainda temos que lutar contra as estatísticas de um país que continua marginalizando, excluindo e violentando essa população”, ressaltou o psicólogo.

Lançado no dia 30 de janeiro, o Prêmio João W. Nery tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar trabalhos de psicólogues, psicólogas e psicólogos, além de coletivos, grupos e organizações, com cerimônia de entrega em dezembro, mês que o CFP celebra 50 anos de seu primeiro plenário. O edital com as condições para participação no “Prêmio João W. Nery: Práticas de Promoção de Cuidado, Respeito e Dignidade das Pessoas Trans” deve ser divulgado em breve, mas o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho adiantou que haverá uma premiação exclusiva para profissionais trans. A premiação leva o nome do psicólogo que, nos anos 1970, após realizar sua cirurgia de redesignação sexual, foi impedido de seguir exercendo a profissão – e se tornou um ativista na luta pelos direitos das pessoas trans.

O marco pela passagem dos cinco anos da Resolução 01/2018 foi repleto de atividades no decorrer do dia no Conselho Federal de Psicologia, em Brasília entre eles, a entrega ao presidente e à vice-presidenta do CFP um documento contendo 13 propostas para políticas sobre transexualidades na Psicologia brasileira.

Normativa
A Resolução CFP 01/2018 determina que, em sua prática profissional, psicólogas e psicólogos devem atuar de forma a contribuir para a eliminação da transfobia e orienta, ainda, que não favoreçam qualquer ação de preconceito e nem se omitam frente à discriminação de pessoas transexuais e travestis.

O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, ressaltou o protagonismo do CFP no reconhecimento das identidades trans. A Resolução CFP 01/2018 foi publicada antes mesmo da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer que vivências trans não são patologias. “Nos enche de orgulho saber o quanto a Psicologia brasileira foi pioneira com esta normativa. E o sucesso desta Resolução está aqui: vocês concretizam cada uma das diretrizes dessa normativa e de como ela transformou, e segue transformando, nossa ciência e profissão”.

 

Acompanhe pelo canal do YouTube do CFP: https://youtube.com/@conselhofederaldepsicologia