Você está visualizando atualmente CREPOP/CRP14-MS realiza Lançamento da Referência Técnica para atuação de psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas em Sidrolândia
RT Povos Indígenas Sidrolândia

CREPOP/CRP14-MS realiza Lançamento da Referência Técnica para atuação de psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas em Sidrolândia

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), em parceria com a Comissão de Psicologia e Povos Indígenas, realizou o Lançamento da Referência Técnica para atuação das (os) psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas no dia 1/12/2022, na Aldeia Tereré, no município de Sidrolândia (MS).

A mesa foi composta pela coordenadora da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas (CPPI) e Conselheira do CRP14/MS, psicóloga Vanessa Terena (CRP14/07450-9), a técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Krisley Amorim de Araújo CRP14/08060-9, a membra da CPPI, Dalirene Sol Clementino CRP 14/08643-6, a membra da CPPI Tathiane Auxiliadora Ramos Cortez CRP 14/06411-8 e o psicólogo do CRAS Cascatinha de Sidrolândia, Denivaldo Antônio Campos CRP 14/05386-4.

“Estamos fazendo esse lançamento nos territórios, justamente porque a gente precisa, de certa forma, apresentar a Psicologia, pois a Psicologia por ser uma ciência branca e eurocêntrica, ela é muito distante da nossa realidade, e não consegue compreender a nossa vivência coletiva, a nossa cultura, as nossas especificidades e a nossa identidade”, destacou a psicóloga Vanessa Terena.
O material pode ser acessado de forma online e foram enviados exemplares para os Serviços de Atenção à Saúde Indígena e serviços de Assistência Social e Saúde que possuem território indígena em seu município. Em junho de 2021, esse documento foi trabalhado junto aos profissionais do estado, por meio da etapa de Consulta Pública, em que o material é disponibilizado para contribuições da categoria e sociedade. A Referência discute pontos teórico-práticos importantes da aproximação da Psicologia e povos indígenas e aborda a atuação das Políticas Públicas junto a esse público.

Para a psicóloga Dalirene “falar da Referência Técnica é muito gratificante, pois significa que o nosso povo está sendo ouvido, que existe uma preocupação com o novo povo, porém ainda existe algumas falhas, mas só desse material ter sido lançado, já nos dá um ânimo para buscar mais conhecimento”.

O evento contou com a transmissão via Google Meet para profissionais de todo estado, e teve a participação de profissionais da saúde, assistência social, representantes de serviços de atenção à saúde indígena, estudantes e integrantes da comunidade indígena da aldeia Tereré.