Você está visualizando atualmente CREPOP ITINERANTE REALIZA SUA 7ª PARADA EM NAVIRAÍ

CREPOP ITINERANTE REALIZA SUA 7ª PARADA EM NAVIRAÍ

Diálogos Coordenados – Políticas Públicas e Interseccionalidade, “Autolesão, suicídio e posvenção”

No dia 14 de março de 2024, das 13h30 às 17h, o CRP14/MS, por meio do CREPOP, esteve no município de Naviraí para realizar a 7a parada do CREPOP Itinerante, Diálogos Coordenados – Políticas Públicas e Interseccionalidade! O evento foi realizado na UEMS, com a temática “Autolesão, suicídio e posvenção”, escolhida através de votação anteriormente pela categoria que receberia o evento.

Com intuito de promover a interiorização e chegar a maior parcela da categoria, a organização do evento mapeia a região e convida profissionais do entorno. Com isso, para além de profissionais da cidade sede do evento, foram convidadas também profissionais dos municípios de Itaquiraí, Caarapó, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Glória de Dourados, Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado e Japorã.

A equipe designada para ação foi composta por Regina Barreira, professora da UFGD e que esteve à frente para mediar o diálogo, Rebeca de Lima Pompilio, Assessora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas/CREPOP/CRP14/MS e Gabriela Pereira da Silva, Coordenadora Técnica do CRP14/MS.

O encontro contou com a participação de 33 profissionais dos municípios de Naviraí, Eldorado, Caarapó, Dourados e Guaíra/PR, que atuavam na área da saúde, educação, assistência social e jurídica. Esteve presente também profissionais para além da Psicologia, como assistente social, professoras da rede básica, gestora de educação e diretora de escola. No espaço para escuta das demandas latentes dos territórios perpassaram o campo da educação e área escolar, como a crescente patologização de crianças, encaminhamentos para diagnósticos e autolesão e suicídio de adolescentes, e como se faz necessário estabelecimento de fluxos, orientações e acolhimento envolvendo profissionais da psicologia, gestão da escola, alunas, professoras, pais/responsáveis e toda a comunidade escolar.

Durante a troca, Araindia Pires, psicóloga (CRP14/09037-2) indígena de Dourados que atua na aldeia Teykue em Caarapó, compartilhou um pouco da sua importante experiência. Desde recém graduada, com a barreira da linguagem, sendo a única profissional da psicologia que tinha domínio da língua guarani no local, iniciou sua prática com a comunidade indígena em Caarapó. Ela aponta sobre a temática do evento fazendo o recorte de raça para com os povos indígenas. Araindia pontuou o contexto pós pandêmico, enfatizando a alta demanda e número acentuado de ideação suicida e autolesão entre adolescentes nas escolas, bem como o manejo necessário de sua atuação para com as professoras. A profissional vêm desenvolvendo uma prática de trabalhar saúde mental e emoções para com todos.

No que se refere às discussões acerca da atuação da Psicologia Escolar e Educacional, a profissional Ana Luiza L. Klein (CRP14/09814), que atua na rede municipal de educação de Eldorado, relata: A psicologia alinhada à educação é extremamente importante para romper com a lógica medicalizante e patologizante da infância e do desenvolvimento. Com o aumento de diagnósticos de TEA, TOD e TDAH faz-se extremamente necessária uma discussão crítica sobre a inclusão dessas crianças e o papel da Psicologia no atendimento, para que não se caia na lógica de diagnosticar tudo aquilo que é diferente. A escola precisa ser um lugar plural e precisam existir ferramentas outras ao diagnóstico e ao remédio.”. Ademais, ela ressalta que o evento realizado em Naviraí “oportuniza a troca de experiências com profissionais de outras cidades e diversifica o debate acerca de saúde e de cuidado na educação, que esses espaços continuem existindo e que enquanto categoria consigamos nos apoiar”.

Juliana da Silva Monteiro, profissional da Psicologia (CRP 14/03598-7) e Secretária de Assistência Social de Caarapó, também reafirma a importância desse encontro presencial: “O evento representa uma importante iniciativa do CREPOP em descentralizar e expandir as ações do CRP para o interior. Enquanto psicóloga que atua na área da Assistência Social há quase 18 anos, posso afirmar que eventos como estes fortalecem a Psicologia enquanto ciência e profissão e ampliam as reflexões e diálogos acerca de temas atuais e emergentes que desafiam as nossas práticas cotidianas. O que esse evento trouxe de mais valioso foi justamente isso, a troca de saberes e experiências”.

O CREPOP agradece a participação de todas profissionais e apoios, como a cedência da UEMS para realização do evento. Nos colocamos à disposição pelo e-mail crepop@crpms.org.br.

Equipe CREPOP.