Você está visualizando atualmente CREPOP realiza consulta pública sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

CREPOP realiza consulta pública sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

No mês de maio o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)  promoveu consultas públicas focadas para receber as contribuições da categoria sobre o documento intitulado “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos“.

A consulta pública do referido documento ficou disponível para receber contribuições da categoria e discentes de Psicologia de 15/04 a 24/05/2024, tanto de maneira individual quanto por meio de grupos, mediados ou não pelo CREPOP. O setor organizou e mediou dois grupos com profissionais, realizados na sede do CRP14, pela Assessora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP14/MS, Rebeca de Lima Pompilio, que ficou responsável também por sistematizar as considerações e enviar ao CREPOP/CFP.

No primeiro encontro, realizado no dia 14 de maio às 18h, duas participantes compartilharam suas experiências e perspectivas. Cleidiane Fernandes Maidana (CRP14/09201-8) e Messielen Pereira Pinto (CRP14/07847-2) trouxeram contribuições a partir de suas práticas para o debate. Messielen atua na SAS, com Medidas Socioeducativas, no CREAS e também como psicóloga clínica. Cleidiane atua na área clínica e também com psicologia organizacional.



No segundo encontro, realizado em 20 de maio às 17h, participaram das discussões Luiza Regina Campos Dalpiaz (CRP14/06545-4), Thiago de Brito Ribeiro (CRP14/07067-2) e Cleberson da Silva Alves (CRP14/06789-0), todas(os) com longa experiência na SAS e mestrandas(os) em Psicologia, com enfoque na área de gênero.


Cleidiane, formada em administração de Empresas, Pós graduada em Administração de RH, Pós Graduada em Psicanálise Clínica, e pós graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e que esteve no primeiro grupo, compartilha que participar de uma consulta pública traz sensação de pertencimento e satisfação na sua atuação. Ela comenta: “Participar da consulta pública, além de proporcionar insights importantes, nos permite contribuir. É uma das maneiras de participarmos ativamente. A participação em grupo tem um toque especial, pois é enriquecida por debates, pontos de vistas diferentes e diversas contribuições que juntas fazem a diferença.

Luiza Dalpiaz, integrante do segundo grupo, é Psicóloga da Prefeitura Municipal de Campo Grande/SAS/Medidas Socioeducativa há 7 anos, Mestranda em Psicologia Social onde estuda questões de gênero, Especialista em Psicologia Jurídica, Pós Graduada em Saúde Mental, membra do Grupo de Trabalho da SAS em medidas socioeducativas e membra do comitê intersetorial de acompanhamento e execução do plano municipal decenal de medidas socioeducativas em meio aberto. A profissional relata sobre sua participação: “Este momento foi importante, pois firma o compromisso com a Psicologia, destacando o papel vital na promoção de discussões que tragam pautas sobre as políticas públicas em um contexto geral. A consulta pública dá voz crucial a debates, onde pudemos compartilhar experiências e conhecimentos a fim de contribuir significativamente para o desenvolvimento de diretrizes que respeitem e protejam os direitos fundamentais das pessoas em relação à sexualidade e reprodução.”

As Consultas Públicas são etapas fundamentais para validação das Referências Técnicas, propiciando a escuta da categoria atuante nas políticas públicas. Ademais, oportunizam a reunião de profissionais engajada(os) compartilhando conhecimentos teóricos e práticos, de perspectivas diversas de modo a contribuir para o desenvolvimento de orientações referenciadas, neste momento, no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos. 

O CRP14/MS agradece a categoria que participou desse momento, direta ou indiretamente. Em breve uma nova consulta pública será aberta. Acompanhem pelo instagram @crp14ms e site. Dúvidas ou sugestões, o CREPOP/CRP14 está a disposição pelos canais: E-mail: crepop@crpms.org.br | whatsapp: 67 99123-7762.