Você está visualizando atualmente CRP 14/MS participa da audiência pública sobre a saúde mental na educação

CRP 14/MS participa da audiência pública sobre a saúde mental na educação

Na última segunda-feira (24), a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública sobre “Saúde Mental: um desafio na educação”. Proposto pelo vereador Prof. Juari, o debate foi convocado pela Comissão Permanente de Educação e Desporto e a vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Jucimara Zacarias Martins participou do evento.

Em seu discurso a vice-presidente o CRP 14/MS destacou que a instituição apoia a audiência pública, pois é importante essas discussões sobre a saúde mental. “Queremos uma educação e saúde pública de qualidade, emancipadora, que seja potente e que tenha um olhar para os profissionais de educação. A saúde mental precisa ser discutida, fomentada e incluída no dia a dia com um olhar de compreensão dos múltiplos fatores, pensar nos riscos psicossociais do trabalho que os professores, as professoras e demais profissionais da educação, desempenham, pensar na exaustão física e mental”, frisou.

A Comissão Permanente de Educação e Desporto finalizou a audiência com encaminhamentos. “Fortalecimento do SUS, uma agenda proposta com o secretário de saúde, vereadores e demais autoridades presentes, provavelmente no horário da tarde, também as unidades escolares, Emei’s melhorar o acolhimento, acolher e colocar os readaptados em funções que possam ser produtivos, ampliar o número de profissionais que atendam pelo IMPCG para dar conta da demanda, rever a estrutura e condições de trabalho dos professores, realizar pesquisa para saber como estão os profissionais, ampliar cursos de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial, ampliar parceria com a Fiocruz, implantar gestão democrática, ampliar os espaços de escutas com psicólogos e assistentes sociais e também fazer parcerias e projetos com mais profissionais de esportes e atividades”, concluiu o presidente da Comissão, vereador Prof. Juari.