Dirigentes dos Conselhos de Psicologia de todo o país estiveram reunidos em Brasília/DF, nos dias 24 e 25 de março, para o Encontro de Presidentes, Tesoureiras e Secretarias do Sistema Conselhos.
Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul 14ª Região (CRP14/MS), Walkes Jacques Vargas o encontro proporcionou um importante momento de diálogo, formação e alinhamento político. “Com o encontro podemos partilhar os avanços e desafios na gestão da autarquia e traçar estratégias em comum para esse período”, pontuou o psicólogo.
A atividade teve como foco o fortalecimento do diálogo e a construção de alinhamento em temas relevantes para a Psicologia brasileira – que, em agosto de 2022, definiu em eleições as novas gestões dos Conselhos de Psicologia responsáveis por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão no triênio 2022/2025.
Na reunião de Secretárias do Sistema Conselhos de Psicologia foram tratados pontos importantes dentre eles a ouvidoria do Sistema Conselhos de Psicologia e andamento de Projetos de Lei importantes para a Profissão como o das 30 horas e também o do piso salarial. O secretário do CRP 14/MS, Renan da Cunha Soares Junior considera o momento importante e inovador. “Tradicionalmente o Sistema Conselhos tem as reuniões de Presidentes e Tesoureiros. Incluir as reuniões de Secretarias é um momento muito importante para dar visibilidade a pautas ligadas as especialidades da profissão, registro de profissionais dentre outras e propiciar a troca de experiência entre os Conselhos Regionais na busca de soluções além de integração com o CFP, que legisla, mas tem um fazer diferente dos CRPs que trabalham na ponta e executam a legislação na prática diária”, destacou.
A tesoureira do CRP 14/MS, Camilla Fernandes Marques destacou a importância do encontro que possibilitou ao Conselho Regional a criação de um espaço de orientação concernente às práticas junto à categoria, além de viabilizar nosso alinhamento em relação à construção democrática da Psicologia. “No que concerne à tesouraria, foi imprescindível a oportunidade de discutir a responsabilidade da gestão, assim como a importância da transparência e da prestação de contas. Tais temáticas, bem como outras tantas, foram tratadas durante dois dias inteiros de diálogo. Desse modo, acreditamos que as ações coletivas nos permitem empreender um exercício de compromisso e responsabilidade do CRP14/MS junto à toda categoria.”