Você está visualizando atualmente CRP realiza orientação em Três Lagoas e entrega CIP

CRP realiza orientação em Três Lagoas e entrega CIP

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP 14/MS, juntamente com o GT de Interiorização do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região/MS esteve na cidade de Três Lagoas nos dias 21 e 22 de setembro para realizar visitas às pessoas jurídicas registradas no Conselho.

As visitas têm como objetivo principal o acolhimento às/aos profissionais, proporcionando um espaço para sanar as principais dúvidas e dificuldades relacionadas ao exercício da Psicologia, fornecendo as orientações necessárias para a atuação correta de acordo com as legislações que regem a profissão, dentre estas o Código de Ética Profissional. Em função deste, destacamos às pessoas jurídicas a importância de fazer a publicidade de acordo com os critérios do artigo 20, visto ser esta uma das dúvidas mais frequentes.

O registro de pessoas jurídicas em seus respectivos Conselhos Regionais é uma exigência da Resolução CFP nº 003/2007 (alterada pela Resolução CFP nº 001/2012), que discorre sobre os procedimentos para registro e cadastro, bem como a necessidade de haver uma/o Responsável Técnica/o em cada local registrado, devendo esta/e ser um representante dos profissionais perante o CRP, fortalecendo este canal de ligação à categoria.

Foi realizada também a apresentação da palestra “Sistema Conselhos de Psicologia e a Integração com o Futuro Profissional” para as/os acadêmicas/os do 8º ao 10º semestre do curso de Psicologia da AEMS – Faculdades Integradas Três Lagoas, com entrega de Carteira de Identidade Profissional (CIP) ao psicólogo André Masao Peres Tokuda, já registrado no CRP de São Paulo e agora transferido para o CRP de Mato Grosso do Sul.

Após a palestra, foi aberto o espaço para esclarecimentos de dúvidas, dentre as quais se destacaram: procedimentos para inscrição no CRP; obtenção da Carteira de Identidade Profissional; Anuidade; Atestado Psicológico e casos de conduta ética profissional.

Além dos 54 acadêmicos que assistiram à palestra, o evento contou com a presença de 02 psicólogas, além da coordenadora do curso, que reforçaram a importância da participação ativa nas atividades do CRP14, uma vez que todas/os profissionais inscritas/os no Conselho também fazem parte do processo de construção da Psicologia no Brasil.

 Tais atividades fazem parte do plano de ações do CRP14 e constituem atribuições da COF, conforme estabelecido na Resolução CFP 019/2000 e Resolução 003/2007, as quais indicam as competências desta Comissão.