Você está visualizando atualmente CRP se reúne para solicitar vagas em Concurso Público de Campo Grande.

CRP se reúne para solicitar vagas em Concurso Público de Campo Grande.

Na tarde desta última quarta-feira (9) o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – CRP 14/MS, Walkes Jacques Vargas, se reuniu com a secretária de Gestão de Campo Grande, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, os vereadores Ronilço Guerreiro e Betinho, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social –  CRESS/MS, Carmen Ferreira Barbosa e a Valdete Barros (voluntária do CRESS/MS), para discutir abertura de vagas em concurso público na Capital para que seja implementada a Lei 13.935/2019 em Campo Grande/MS.

O assunto já foi discutido na Câmara Municipal em audiências públicas onde fala sobre a prestação de serviço de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica. A inclusão da psicóloga (o) e assistente social na Educação Básica é prevista pela Lei Federal nº 13.935/2019, aprovada após uma luta de vinte anos.

O vereador Ronilço Guerreiro, que esteve na reunião, disse ser importante aproveitar o momento para essa inclusão. “Temos que tomar uma decisão e teremos um concurso agora para educação e é um bom momento para incluir vagas para profissionais da Psicologia e do Serviço Social. Entendemos que existem dificuldades por causa da atual folha de pagamento da prefeitura, mas tem outros meios para serem avaliados e o dinheiro para despesa está garantido, que é do Fundeb”, concluiu.

Outro parlamentar que esteve presente foi o vereador Betinho, relatou a importância em buscar soluções que ajudem o mais rápido nas contratações de psicólogas (os) e assistentes sociais para as escolas públicas de Campo Grande. “Sou defensor do cumprimento da Lei 13.935/2019, que prevê a presença destes profissionais no corpo multidisciplinar das unidades, e propus a formalização de um TAC, para que a prefeitura possa usar recursos do Fundeb destinados para esta finalidade.”

A secretária de Gestão de Campo Grande, Evelyse Ferreira, pediu para que seja enviado o projeto para análise e vai discutir o tema com outros secretários. “Não é uma decisão da gestão, mas tem que envolver as pastas de educação e finanças. Sabemos da importância desses profissionais, mas o município passa por uma situação complicada e todos os passos precisam ser bem discutidos e com cautela. Após receber o material vamos nos reunir novamente e tentar encontrar uma solução”, concluiu.

A Lei 13.935 foi sancionada em 2019 há 4 anos, com processos de transição da prefeitura, o diálogo para que a lei fosse cumprida esfriou. Atualmente essa pauta retornou nas discussões e o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – CRP 14/MS, Walkes Jacques Vargas, acredita ser uma oportunidade para cumprir a lei, com a abertura de um concurso público. “Como a prefeitura anunciou a abertura de concurso público para área da educação, a gente vê como uma oportunidade, já que existe a lei que coloca psicóloga (o) e assistente social na educação básica. Sabemos que existem alguns recursos financeiros que podem ser usados para que seja implantada essa lei. A reunião foi positiva e vamos ter uma segunda rodada de discussões sobre esse assunto”, declarou.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/MS, Carmen Ferreira Barbosa, também esteve presente na reunião.  “Estamos em contato com vereadores de vários municípios para que seja implementada a Lei 13.935. Temos notícias de que o estado vai aumentar os números de profissionais. Ainda não houve concurso público e é exatamente essa, a luta da coordenação Estadual das Entidades, que seja realizado o concurso público e também a lotação dos profissionais nas secretarias de educação, não apenas em Campo Grande, mas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.”