Você está visualizando atualmente CRP14/MS apresenta e solicita ao Poder Executivo implantação do Plano Municipal de Saúde Mental

CRP14/MS apresenta e solicita ao Poder Executivo implantação do Plano Municipal de Saúde Mental

 

Por meio de encontro secretário governo Antônio Lacerda, com CRP/14 e coordenação da CRAP firmam compromisso de encaminhar Plano Municipal de Saúde Mental para a Câmara Municipal de Campo Grande.

A presidente do CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul), Marilene Kovalski, juntamente com o coordenador do Núcleo de Saúde Mental da CRP14/MS, Daniel Acosta Lezcano, esteve nesta quarta-feira (16) reunida com o vereador Dr. Victor Rocha e o secretário de governo, Antônio Lacerda, para que fosse apresentado a minuta do Plano Municipal de Saúde Mental de Campo Grande.
Marilene Kovalski lembrou na reunião que esse plano é fruto do empenho do CRP14/MS, que desde 2020, tem trabalhado junto à Câmara Municipal para elaborá-lo e que finalmente o documento está pronto. “Nosso trabalho vem sendo realizado junto a vários parlamentares que entenderam a importância de se oferecer um serviço de excelência no que tange a Saúde Mental da sociedade campo-grandense. Bem como, oferecer apoio aos profissionais que atuam na área da Saúde Mental da Capital”, argumentou.
O Plano Municipal de Saúde Mental visa assegurar os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à etnia, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, constituição familiar, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra. O projeto ainda visa atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis.
Durante a reunião ficou definido que o Plano de Saúde Mental passará pelo Setor Jurídico da Secretaria de Saúde Municipal (SESAU) e posteriormente será apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande.
“O Plano Municipal foi elaborado a várias mãos: psicólogos, psiquiatras, profissionais que estão na linha de frente da Saúde Mental da Capital Morena. O conteúdo é técnico dentro das diretrizes do Ministério da Saúde e será um norte para a promoção da saúde mental da sociedade campo-grandense”, finalizou a presidente do CRP14/MS.
Também participaram da reunião: membros da Comissão de Saúde Mental do CRP14/MS, Márcio Luiz de Souza Godoy e Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho.