Você está visualizando atualmente CRP14/MS destaca participação importante na APAF

CRP14/MS destaca participação importante na APAF

A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF), realizada no último final de semana de abril de 2022, aprovou a prestação de contas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para o exercício 2021. A aprovação por unanimidade contou com a participação de representantes de Mato Grosso do Sul.

A presidente do CRP14/MS Marilene Kovalski destaca que a APAF foi muito produtiva. “Além das pautas administrativas e financeiras, que são aprovadas de forma democrática e participativa, aprovamos várias Resoluções e Notas Técnicas, que servirão de base para a orientação da categoria em vários campos da psicologia. O nosso código de ética, e esses documentos produzidos por GTs e aprovados nas APAFs, servem de referências para a atuação dos profissionais da Psicologia.”

Tesoureira do CRP14/MS, Patrícia Ferreira Lima, explica que a reunião é um momento em que os tesoureiros têm a oportunidade de conhecer a situação financeira de todos os CRP(s), além de dialogar e receber orientações contábeis e jurídicas para as principais dificuldades vivenciadas por cada regional.

“Entendo também que esse “recorte” dos trabalhos, nos permite, ir para as deliberações das pautas financeiras, mais seguros para acompanhar essa estrutura que é totalmente: transparente, participativa e dinâmica que é a APAF, do Nosso Sistema Conselhos de Psicologia”, afirma ela.

Já Pricila Pesqueira, conselheira suplente e Coordenadora do núcleo de clínica, destaca que o encontro foi importante para fortalecer a atuação dos profissionais e da sociedade. “Gostei de ver de perto tudo o que a psicologia faz e fiquei muito feliz com a a aprovação da minuta da resolução de piscicoterapia, que há 20 anos estava sendo trabalhada. Uma grande vitória”, salienta.

Por fim, o conselheiro Dionatans Godoy Quinhones finaliza dizendo que Mato Grosso do Sul teve uma participação ativa durante o APAF, atuando para a aprovação de pleitos antigos. “Isso corrobora para a conclusão de que a atual gestão do CRP tem atuado de forma democrática e com diálogo ativo com a categoria”.

A APAF é um dos principais instrumentos resolutivos no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, em conjunto com o Congresso Nacional de Psicologia – que é a instância máxima de deliberação da profissão no Brasil. Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por delegadas(os) dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.