Você está visualizando atualmente CRP14/MS e CRESS/MS realizaram debate sobre Participação e Controle Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos

CRP14/MS e CRESS/MS realizaram debate sobre Participação e Controle Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos

No dia 8 de dezembro, o Conselho de Regional de Psicologia (CRP14/MS), juntamente do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso do Sul (CRESS/MS), realizou o debate sobre a Participação e controle Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos – Análise e Perspectivas para os próximos Governos. O objetivo foi contextualizar o processo de participação e controle social da representação das categorias de assistentes sociais e psicólogas(os) nos conselhos de políticas públicas, SUAS, SUS, Segurança Alimentar, entre outras políticas públicas e de direitos, como Criança e Adolescente, Mulher, idosos, entre outras, no estado de MS.

Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS (CRP14/MS), Walkes Jacques Vargas, “Exercer o controle social é também um exercício de cidadania. A Psicologia e o Serviço Social são duas profissões que têm muito a garantir nesse processo de participação social e luta em defesa das políticas públicas. A parceira do CRP e CRESS em realizar a atividade mostra o compromisso das duas autarquias em qualificar nossa presença nesses espaços, garantindo assim melhor monitoramento e fiscalização das ações de gestão”.

O debate iniciou-se com a professora Valdete de Barros Martins falando de como podemos fortalecer a participação e controle social nas políticas públicas e de direitos. “Falar sobre a participação e controle social enquanto um tema importante, é fundamental agora, porque nós temos uma garantia na constituição que a participação e controle social é direito da sociedade, temos vários segmentos que participam desse processo para garantir esse direito. Eu parabenizo os dois conselhos por trazerem essa pauta, e espero que consigam construir um projeto juntos na direção exatamente da qualificação dessa representação” destacou a professora Valdete.

Em seguida, aconteceram os relatos da Carmen Ferreira Barbosa do CRESS e Rosalice Lopes do CRP14/MS, além da participação de representantes que atuam no controle social.

A psicóloga Rosalice Lopes do CRP14/MS destacou que o evento sobre participação e controle social nos conselhos de políticas públicas e direitos congregou as (os) psicólogas(os) e assistentes sociais em torno de um debate que objetivou refletir o que aconteceu nos últimos anos, o que envolveu nossas práticas nos últimos anos e as perspectivas agora com essa mudança no governo federal com a retomada de um processo democrático que se opõem ao que vivemos nos últimos tempos. “O evento permitiu que fizéssemos um balanço desses últimos anos, para que possamos juntos enfrentar novos desafios”.

E a presidente do CRESS/MS, Joana Maria Machado ressaltou que a participação da população nas ações fundamentais sempre foi extremamente importante para os profissionais do Serviço Social, considerando que o seu trabalho geralmente ocorre dentro das políticas públicas, não somente, mas as políticas públicas oferecem um vasto campo para o profissional do Serviço Social. Para nós do Conselho Regional do Serviço Social é importante que a participação dos profissionais seja de forma qualificada e que possa contribuir para as políticas públicas.