Você está visualizando atualmente CRP14/MS e Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT unem forças para qualificar atendimento à população LGBTQIA+

CRP14/MS e Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT unem forças para qualificar atendimento à população LGBTQIA+

Reunião estratégica busca fortalecer laços e promover ações que beneficiem a categoria de psicólogas(os) e outras profissões na oferta de serviços éticos e comprometidos com o público LGBTQIA+.

No último encontro entre representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) e a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado de Mato Grosso do Sul, foi discutida uma pauta fundamental para a valorização e qualificação do atendimento à população LGBTQIA+. A reunião contou com a presença de João Fernando dos Santos Vilela, coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP14/MS, e Walkes Jacques Vargas, conselheiro presidente do CRP14/MS, Vagner Campos Silva, Subsecretário de Políticas Públicas LGBT, e Jonatan Oliveira Espíndola, psicólogo da Subsecretaria.

 

Durante o encontro, João Fernando dos Santos Vilela, coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP14/MS, destacou a importância da reunião: “O principal objetivo da reunião com o Subsecretário de Políticas Públicas LGBT, Vagner Campos Silva, foi estreitar os laços do CRP14/MS com a subsecretaria para poder realizar projetos e ações que consigam alcançar a categoria, que são as psicólogas(os). E de realmente encontrarmos meios dentro das Políticas Públicas que já estão estabelecidas no estado, de ter maior eficiência, e ter um atendimento realmente digno para a população LGBTQIA+.”

A reunião resultou em um compromisso conjunto de CRP14/MS e Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT em criar uma base de cursos que visa aprimorar a formação e aprofundar o conhecimento de psicólogas(os) e outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras e assistentes sociais. O objetivo é melhorar o atendimento prestado à população LGBTQIA+.

 

Conselheiro presidente Walkes Jacques Vargas (CRP14/MS) enfatizou que ainda há muito a ser feito para garantir um atendimento ético e socialmente comprometido com as necessidades da população LGBTQIA+: “Concluímos que ainda precisamos avançar muito para garantir que a população LGBTQIA+ tenha acesso a um atendimento ético e pautado pelo compromisso social da Psicologia. Acreditamos que com mais orientação à categoria, tendo como norte nossas resoluções e referências técnicas sobre o tema, conseguiremos garantir que a população LGBTQIA+ seja melhor acolhida diante de suas vulnerabilidades ético-políticas.”

 

Por meio de iniciativas conjuntas, como a oferta de cursos e orientações, em parceria com o governo do estado, as(os) profissionais de Psicologia e outras áreas que trabalham com o cuidado a essas populações poderão estar melhor preparadas(os) para oferecer serviços de qualidade e contribuir para a promoção da diversidade e inclusão no estado de Mato Grosso do Sul.

 

O CRP14/MS reafirma seu compromisso em buscar parcerias e promover ações que fortaleçam o atendimento ético e qualificado à população LGBTQIA+, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as diversas identidades de gênero e orientações sexuais.