Caos no sistema penitenciário, propostas efetivas para reverter a crise e o papel da mídia na questão prisional, são alguns dos assuntos que serão debatidos na primeira edição do projeto Fronteiras do Pensamento Democrático. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de março, no auditório 1 do Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado.
O projeto Fronteiras do Pensamento Democrático é uma iniciativa inédita que pretende realizar um ciclo de debates mensal, em Campo Grande, para abordar a Democracia na interface da comunicação e sociedade. O projeto é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul-14ª (CRP14/MS) em parceria com a UFMS.
De acordo com a professora da UFMS e conselheira do CRP14/MS, Beatriz Xavier, o principal objetivo do ciclo de debates é discutir as maneiras pelas quais a democracia vem sendo sistematicamente combatida pelos ideais do conservadorismo neoliberal e refletir sobre formas de enfrentamento contra a desigualdade e a luta pela defesa dos direitos humanos e da democracia em espaços como a mídia.
“Este ciclo de seminários denominado ‘Fronteiras do pensamento democrático’ tem por finalidade discutir temas pertinentes ao contexto democrático brasileiro como a violência, o princípio de solidariedade, o sistema prisional, gênero, cotas, tributos, saúde pública, educação. Queremos propiciar um espaço de reflexão que leve à construção de uma sociedade mais democrática, integrada e plural. O projeto deverá ser contínuo, propondo eventos para debater e refletir sobre o esgarçamento da democracia, a escalada da violência e do conservadorismo com suas preocupantes consequências”, explicou Beatriz.
A conferência inaugural do Fronteiras do Pensamento Democrático será proferida pelo juiz de direito e escritor, João Marcos Buch. Buch é conhecido como um ferrenho fiscalizador do papel do Estado, especialmente em Joinville, onde cuida da execução penal de 5 mil processos. Buch ganhou destaque por tomar em decisões que evidenciam o lado humano. Ele foi o primeiro magistrado do país a conceder um regime mais brando de pena em caso de falta de vagas no presídio que fiscaliza.
Para o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, esse projeto vai contribuir não apenas para uma profunda reflexão de nossa sociedade, mas abrirá espaço para se desenhar novas soluções. “É muito importante que a UFMS acolha essa iniciativa, pois o debate de ideias e a produção do conhecimento fazem parte da concepção de universidade que queremos: uma instituição comprometida com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado e País”, afirmou.
As inscrições para o projeto de Fronteiras do Pensamento Democrático são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Confira abaixo a programação do evento:
Dia 10/03/2017 (sexta-feira)
18h00 – Credenciamento
18h30 – Mesa de Abertura
• Irma Macário – (CRP14/00209-3)
Presidente do Conselho Regional de Psicologia – 14ªRegião
• Norma Cosmo – (CRP14/00842-1)
Tesoureira do Conselho Federal de Psicologia
• Marcelo Turine
Reitor da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS
*Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS e a Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
19:00 – Mesa: Democracia, Direitos Humanos e Sistema Prisional
• Dr. João Marcos Buch
Juiz de Direito & Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville Santa Catarina/SC
• Prof. Dr. Pedro Paulo Bicalho – (CRP05/26077)
Professor Associado do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos/UFRJ & Secretário do Conselho Federal de Psicologia.
*Mediadora: Prof.ª Dr. ª Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli
Dia 11/03/2017 (sábado)
8h30 – Mesa: Democracia, Mídia e Sistema Prisional
• Prof.ª Dr.ª Beatriz Xavier (CRP14/00192-0)
Professora Adjunta da UFMS – Coordenadora do Curso de Psicologia/CPAN e Mestrado em Educação – PPGE/CPAN
• Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva
Professor Adjunto da UFMS – Coordenador do Curso de Jornalismo e Mestrado em Comunicação/ UFMS – Cidade Universitária.
• Socióloga Eli Narciso Torres
Mestre em Educação/UFMS e Doutoranda em Educação/UNICAMP – Área de pesquisa em Remição de Pena e Educação aos privados de Liberdade.
*Mediadora: Prof.ª Me. Sandra Maria Francisco de Amorim
10h30 – Reunião ampliada para reativação do Fórum Estadual pela Democratização da Comunicação
11h00 – Encerramento