Você está visualizando atualmente CRP14/MS estreita diálogo com os povos indígenas em debate

CRP14/MS estreita diálogo com os povos indígenas em debate

O CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) estreitou diálogo com os povos indígenas em um evento realizado no dia 27 de abril, em alusão ao Abril Indígena.

A palestra organizada pelo Núcleo de Saúde Indígena, integrante da Comissão de Diretos Humanos, e CREPOP, abordou o racismo, resistência e a construção de identidade dos povos indígenas.

Coordenadora do Núcleo de Saúde Indígena do Conselho e da Comissão de Direitos Humanos, Vanessa Silva de Souza ou Vanessa Terena, explica que este evento marca o início de uma aproximação com os povos indígenas.

“A categoria tem a chance de se sentar e ouvir o que cada etnia e cada cultura pensa sobre o assunto debatido, podendo assim referenciar suas práticas repensar as teorias e até mesmo construir uma psicologia cada vez mais voltada para os povos indígenas”, explica ela.

Três representantes participaram do debate, sendo Vavá Terena, indígena e mestrando em Estudos Culturais Diferenças e Alteridades pela UFMS que durante o evento destacou que “Não matam indígena só com faca e tiro, matam quando não querem ouvir o índio”.

Já Mayara Terena, graduada em Ciências Sociais diz que a sociedade é feita pra não incluir o indígena. Por fim, Alcery Marques Gabriel, mestrando no Museu Nacional pela UFRJ, destacou que os indígenas precisam dos profissionais da psicologia.

Este foi o primeiro evento de uma série de três mesas que pretendem ouvir a população indígena e orientar os psicólogos em suas ações. O próximo evento está previsto para o mês de maio em Dourados/MS.