Você está visualizando atualmente CRP14/MS firma parceria com a Recid para ajudar a comunidade haitiana que vive em Três Lagoas/MS

CRP14/MS firma parceria com a Recid para ajudar a comunidade haitiana que vive em Três Lagoas/MS

Em 13 de maio de 1988, a Princesa Isabel assina a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento social negro. A razão passa pelo pouco avanço nas políticas de inclusão que considera  a dívida histórica da  sociedade brasileira com a população negra. 

No entanto, para a Psicologia, o dia de hoje é muito importante, pois pontua a reflexão sobre direitos humanos, constituição social, identidade entre outras. Explica a conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Norma Cosmo – CRP14/00842-1, que no dia 13 de maio, o movimento negro determinou como ‘Dia do Combate ao Racismo’, “em função das distâncias e marcadas desigualdades que ainda existem e são bastante significativas entre negros e brancos”, explicou Norma.

Para sensibilizar a população sobre a luta e o combate ao racismo, o CRP14/MS mantém projetos em parceria com diversas entidades. Um deles destaca Norma, é o projeto da Rede de Educação Cidadã (Recid), coordenado pela Conselheira Estadual dos Direitos do Negro e Educadora Social, Romilda Pizani; cujo trabalho em Três Lagoas/MS atende uma comunidade de haitianos que chegaram na cidade em busca de trabalho. A parceria firmada possibilita o “acolhimento dos migrantes entre Haiti e Brasil”, explicou Romilda.

O CRP14/MS apoia integralmente toda ação que favoreça o desenvolvimento local comunidades Negras Urbanas ou Rurais. Por isso, o Conselho solicita aos profissionais que realizam projetos nestas comunidades que entrem em contato, através do e-mail politica@crpms.org.br, para novas parcerias.