Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa da mesa de abertura do SEEP

CRP14/MS participa da mesa de abertura do SEEP

Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me disse que somos feitos de histórias. Com essa epígrafe de Eduardo Galeano, o Seminário de Estudos em Educação e Psicologia levou até o auditório do espaço Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) as várias experiências contidas na produção do conhecimento.

Por dois dias, 8 e 9 de dezembro, explica a professora titular da UFMS e coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GEPPE), Sonia Urt, “será concretizado um espaço de socialização, onde iremos apresentar os resultados das pesquisas que realizamos ao longo de 2016. Será um momento de reflexão teórica”.

O SEEP tem uma programação extensa com um grande arco de temáticas abordadas. Há pesquisas sobre violência na escola, inclusão a educação infantil e linguagens, formação de pesquisadores na área da educação, entre outros assuntos. 

Na avaliação da conselheira e presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Irma Macário, eventos como estes têm uma importância fundamental, pois é um momento em que se discute a prática da psicologia educacional e da psicologia escolar.

 “Apesar de serem áreas de grande interesse nos processos seletivos para entrada nos cursos universitários, nem sempre as áreas da psicologia educacional e escolar são priorizadas pelos profissionais. Porém, vale ressaltar que o campo das Políticas Públicas é o nosso maior empregador, e neste espaço encontramos grandes oportunidades para esta prática profissional. Por isso é tão importante discutir o tema”, pontua Irma.

A conselheira ainda completa dizendo: “estamos vivendo um momento político e econômico complicado em que a educação está ficando em segundo plano. O que reforça a necessidade de tratar do tema”.

Para a professora da UFMS, Dra. Rosana Cintra, uma das coordenadoras do evento, as trocas de conhecimento do SEEP são relevantes para aprimorar as pesquisas nas áreas de Psicologia e Educação, pois a partir do encontro é possível ampliar as produções. “Daqui saem livros, artigos em periódicos científicos, palestras e comunicações orais, inclusive é o ponto de partida, muitas vezes, para a internacionalização das nossas pesquisas”. 

Abrindo a programação do Seminário, a professora da UFMS, a Dra. Maria Dilnéia Espíndola, proferiu a palestra sobre a “Pesquisa e Formação de Pesquisadores no Brasil: Plano Nacional de Pós-Graduação e Plano Nacional de Educação (PNE)”, seguida da apresentação da professora Dra. Marilda Gonçalves Dias Facci sobre “Trabalho do Professor: Obstáculos e Desafios para uma Educação Humanizadora”.