Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa do Encontro Regional COE/COF – Região Centro-Oeste

CRP14/MS participa do Encontro Regional COE/COF – Região Centro-Oeste

Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu em Brasília–DF o primeiro Encontro Regional das Comissões de Ética (COEs) e de Orientação e Fiscalização (COFs) do Sistema Conselhos de Psicologia, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia.

O evento reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia da Região Centro-Oeste: Distrito Federal (CRP01), Goiás (CRP09), Mato Grosso (CRP18) e Mato Grosso do Sul (CRP14).

Representando nosso Conselho, participaram do evento a conselheira Elizete de Souza Morais e o conselheiro Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho, além das funcionárias Carolina Cavalcante Silva, Gabrielle de Souza Sanches, Lidiane Cavazzana Franco dos Santos e Nathalia Amorim Freitas de Souza.

A programação do evento incluiu momentos de diálogo conjunto entre COEs e COFs, bem como discussões separadas sobre temas específicos. As comissões abordaram questões como responsabilidade técnica, elaboração e guarda de documentos psicológicos, exercício irregular da profissão, perícia psicológica, mediação, notificações, termos de ajuste de conduta, entre outros.

“Esta forma de se fazer o encontro regionalizado foi bastante interessante e produtivo, pois pudemos ouvir e ser ouvidos. Dentre vários assuntos pertinentes a Orientação e Fiscalização da nossa profissão, vimos de comum interesse entre os regionais presentes. Como foi o primeiro a ser realizado, foi balizador para os próximos encontros regionais com os demais CRs. Várias dúvidas foram respondidas e outras encaminhadas para o CFP buscando solução mais ampla. O Conselho Federal de Psicologia está no caminho certo em realizar estes encontros regionalizados. O próximo será Nacional onde poderemos alinhar todas as propostas, procedimentos, fluxos, ideias e assuntos pertinentes a Orientação, Fiscalização e Disciplina da Profissão de Psicólogo/as no Brasil.”, ressaltou Paulo.

Para Carolina Cavalcante Silva, Assessora Técnica da COE do CRP14/MS, o grande ganho foi a troca de perspectivas. “Apesar de serem temáticas vivenciadas por todos, cada conselho tem sua especificidade, o que torna a experiência de compartilhamento muito rica. Este, que foi o primeiro realizado no formato regional, propiciou discussões mais aprofundadas e com mais espaço de fala para cada regional, considerando o número reduzido de participantes. Os temas foram definidos a partir de sugestões de cada Conselho, permitindo que cada um explicitasse suas demandas e principais problemáticas, além de ouvir como os outros conselhos agem em situações semelhantes”, concluiu.