Você está visualizando atualmente CRP14/MS participou APAF e discutiu a reforma da política de fiscalização e as psicoterapias alternativas

CRP14/MS participou APAF e discutiu a reforma da política de fiscalização e as psicoterapias alternativas

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul esteve presente na última a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) do ano, que aconteceu neste último final de semana, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foram três dias de reunião, a Apaf discutiu ações importantes para o Sistema Conselhos de Psicologia. 

A diretoria do Regional 14 se fez presente. A presidente do Conselho Marilene Kovalski, o conselheiro vice-Presidente Walkes Jacques Vargas, a conselheira tesoureira Patricia Ferreira Lima e o conselheiro Dionatans Godoy Quinhones, coordenador da Comissão de Fiscalização (COF), participaram das deliberações.

Walkes explicou que essa Apaf foi importante pois “aconteceu em um período em que os CR's estão iniciando novo mandato e também o próprio CFP teve sua cerimônia de posse para o novo mandato”, resumiu.  

Ele ainda esclareceu que foram feitas discussões importantes como a regulamentação da Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica, e o processo de revisão da política de orientação e fiscalização do sistema Conselhos de Psicologia. “ Estamos debatendo as psicoterapias e a formação de psicoterapeutas para ampliar a prática”, pontou Walkes .

Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Apaf é composta por conselheiras(os) federais e regionais de Psicologia. O CFP tem até três delegadas(os) e o número de representantes regionais varia de um a três, dependendo do número de profissionais inscritas(os) no CRP.

A Apaf foi criada durante o II Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em 1996, como instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia. Entre suas atribuições, a Apaf toma decisões que influenciam as ações na gestão do CFP e dos CRPs, e também delibera acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade.