Você está visualizando atualmente CRP14/MS se compromete a atuar em casos de violência sexual contra jovens.

CRP14/MS se compromete a atuar em casos de violência sexual contra jovens.

No último dia 02 de abril, pela manhã, ocorreu uma importante reunião envolvendo o conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP14/MS), Walkes Jacques Vargas, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS, Maria Isabela Oliveira Saldanha, e a representante do MCRIA – Fórum Permanente pela Vida das Mulheres e Crianças do MS, Maria Cristina Ataíde.

O encontro teve como pauta central um caso delicado envolvendo um grupo de jovens vítimas de violência sexual na adolescência por um mesmo agressor.

O Conselheiro Presidente do CRP14/MS, Walkes Jacques Vargas, destacou a preocupação do Conselho diante da crescente busca por atendimentos psicológicos, especialmente durante a pandemia de COVID-19.

Vargas ressaltou que muitos usuários da rede pública de saúde mental aguardam anos por um atendimento adequado e que o CRP14/MS tem cobrado das autoridades providências para garantir que a população tenha acesso a serviços de Psicologia de qualidade, especialmente em situações de sofrimento e violação de direitos.

Durante a reunião, foi firmado um compromisso entre as instituições presentes para atuar junto à temática, tanto no sentido de dar visibilidade à pauta e reforçar as cobranças por atendimento via SUS, quanto de auxiliar neste caso específico conforme as possibilidades do CRP14/MS.

O encontro reforçou a importância da articulação entre instituições e da atuação conjunta para enfrentar casos de violência e garantir o acesso da população a serviços de saúde mental de qualidade.

O CRP14/MS reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com o fortalecimento do cuidado em saúde mental em nossa sociedade.