Você está visualizando atualmente CRP14 participa de solenidade no Congresso em celebração ao dia da/o Psicóloga/o

CRP14 participa de solenidade no Congresso em celebração ao dia da/o Psicóloga/o

“Nosso querido Matraga, o Marcos Vinicius de Olivera, será sempre uma referencia nas políticas relacionadas à luta antimanicomial, inclusão, avanços sociais e direitos humanos”, afirmou o psicólogo Marco Aurélio Naveira, sem esconder o orgulho que sente ao lembrar do colega.

No papel de representante do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Marco Aurélio participou da sessão solene na Câmara dos Deputados que celebrou o Dia Nacional da(o) Psicóloga(o) e homenageou a história de Marcos Vínicius, assassinado em fevereiro deste ano em contexto de mediação em conflitos de terra na Bahia sob circunstâncias que ainda estão sendo apuradas pela polícia local.

“A história de Matraga, merece ser conhecida por todos os psicólogos brasileiros como um exemplo de compromisso social e de compromisso com os saberes da psicologia”, comentou Marco.

A sessão foi organizada a convite da deputada federal Erika Kokay e do deputado Roney Nemer. Além dos representantes dos Conselhos Regionais e Federal, estiveram presentes as psicólogas Ana Bock, do Instituto Silvia Lane, Carla Biancha Angelucci, da União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) e Marilene Proença, do  Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB),

javascript:void(0)

Ana Bock lembrou das contribuições do psicólogo Marcus Vinicius nesse aspecto, abordando também o histórico de luta da profissão em seus 54 anos no Brasil. “A Psicologia hoje tem orgulho de comemorar a sua profissão porque hoje sabemos que não estamos voltados somente para projetos de elite, mas para a garantia de direitos de toda a sociedade”, destacou.

Ainda na ocasião, a deputada federal Erika Kokay anunciou que a Câmara dos Deputados irá solicitar à Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia agilidade na apuração da morte de Marcus Vinicius, que já completa 7 meses, além da realização de uma audiência pública sobre o caso na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Marcus Vinicius de Oliveira foi professor  do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve importante papel acadêmico como coordenador do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (IPSI – UFBA) e diretor do Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social. Além da academia, esteve presente por diversas vezes na gestão do Sistema Conselhos. Mas o grande legado de Marcos reside na sua incansável militância pelos Direitos Humanos e Saúde Mental no Brasil.