CURSO DE FORMAÇÃO DE ANALISTAS JUNGUIANOS

EDITAL nº 01/2014-SBPA, de 02 de junho de 2014

 
A Presidente de Comissão de Seleção, no âmbito de suas atribuições regimentais, e observando o Regulamento do Instituto de Formação, torna pública a realização de processo seletivo para o Curso de Formação de Analistas para não-residentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) mediante as condições estabelecidas neste edital.
 
1. Pré-requisitos para a inscrição:
 
1.1 – ser médico (a) ou psicólogo (a) com registro no CRM/CRP há pelo menos 2 (dois) anos;
1.2 – ter 2 (dois) anos de exercício de prática clínica em psicoterapia;
1.3 – ter 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica individual e/ou em grupo;
1.4 – comprovar vivência mínima de 100 (cem) horas de análise individual, transcorridos em um período máximo de 2 (dois) anos.
 
2. Regiões não-abrangidas
 
Por se tratar de curso destinado para candidatos não-residentes em São Paulo e Rio de Janeiro, não poderão se inscrever candidatos residentes  dentro do perímetro urbano de ambas as cidades.
 
3. Inscrições
 
As inscrições para a Primeira Etapa poderão ser feitas na sede da SBPA, ou por meio de correios ou por meio eletrônico, no período de 09 de junho até o dia 05 de outubro de 2014, mediante preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da SBPA (www.sbpa.org.br) e o pagamento da taxa correspondente.
 
Valores das Taxas do Processo de Seleção a serem recolhidas à Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, Banco Bradesco, Agência 1074-0, conta corrente nº 12.460-5, ou pagas pessoalmente na Secretaria da SBPA.
 
Primeira Etapa: R$ 300,00 (trezentos reais)
Segunda Etapa, R$ 300,00 (trezentos reais)
 
A taxa referente à Segunda Etapa será recolhida apenas pelos candidatos aprovados na Primeira Fase, nos mesmos termos, a ser paga entre 27 e 31 de outubro.
 
4. Documentação exigida
 
No ato de inscrição o candidato deverá apresentar:
3.1. comprovante de inscrição no CRM / CRP em 3 (três) vias;
3.2. declaração do analista, com número de horas e período de análise individual, em 3 (três) vias;
3.3. declaração do supervisor com o número de horas de supervisão individual e/ou em grupo, com datas e períodos de realização, em 3 (três) vias;
3.4. curriculum profissional digitado (papel A4 /espaço 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12) em 3 (três) vias;
3.5. biografia pessoal, digitada (papel A4 /espaço 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12) em 3 (três) vias;
3.6. 3 (três) fotos coloridas tamanho 9×6 ou 7×5 (tipo passaporte), cuja finalidade é identificar o candidato, evitando impedimentos prévios junto ao selecionador;
3.7. comprovante de pagamento de taxa de inscrição para o concurso. A taxa de inscrição não será devolvida caso haja desistência por parte do candidato;
3.8. ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, na qual o candidato toma ciência das normas e procedimentos do referido concurso (link para a ficha, disponível ao final desta página).
 
5. Processo seletivo
 
O processo seletivo se dará em duas etapas:
 
5.1 – Primeira Etapa
A Primeira Etapa ocorrerá na sede da SBPA, à Rua Doutor Flaquer, nº 63 – Paraíso – na cidade de São Paulo, no dia 11 de outubro, às 9 horas. Poderá vir a ocorrer também nas seguintes cidades, se o número de inscritos for suficiente: Brasília-DF, Salvador-BA, Porto Alegre-RS e Curitiba-PR. Nesse caso, as provas ocorrerão na mesma data e horário, simultaneamente.
A avaliação consistirá na avaliação da documentação apresentada e em Prova de Conhecimentos Gerais e Língua Inglesa.
5.1.1. A parte de Conhecimentos Gerais inclui temas de cultura e/ou psicologia, com questões de caráter teórico e/ou prático.
5.1.2. Na parte de Língua será permitido o uso de dicionário.
O resultado da Primeira Etapa será divulgado na data prevista de 27 de outubro, e é definitivo e irrecorrível.
 
5.2 – Segunda Etapa
Todos os candidatos da Primeira Etapa serão notificados, através de carta registrada, sobre seu resultado individual (aprovação ou não). Os candidatos selecionados, após o pagamento da taxa referente à Segunda Etapa (a ser efetuado entre 27 a 31 de outubro), serão convocados para entrevistas com três ou mais examinadores. As entrevistas ocorrerão exclusivamente na cidade de São Paulo-SP, no período entre 07 a 28 de novembro, em datas a serem informadas para cada candidato.
 
6. Resultado Final do Processo Seletivo
O resultado da segunda etapa é definitivo e irrecorrível. Os entrevistadores não emitirão qualquer parecer, individual ou não, sobre os candidatos entrevistados. O resultado final do processo seletivo será divulgado na data prevista de 15 de dezembro de 2014. O resultado final da seleção será comunicado individualmente a cada candidato, através de carta registrada.
 
7. Disposições Gerais
 O resultado da Primeira Etapa, o resultado da Segunda Etapa e o Resultado Final do Concurso são irrecorríveis. Os pareceres emitidos pela Comissão de Seleção sobre os candidatos, em qualquer etapa, são soberanos, não podendo ser alterados por qualquer outro órgão da SBPA.
Os documentos e materiais de inscrição dos candidatos não selecionados estarão disponíveis para serem retirados na Secretaria da SBPA até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final. Após esse prazo, os documentos e materiais serão destruídos.
8. O Curso de Formação
O Curso de Formação tem como meta fornecer subsídios para a aquisição, ampliação e utilização de conhecimento no campo da Psicologia Analítica, assim como acompanhar o desenvolvimento e aprofundamento do exercício profissional.
O processo de formação requer a confluência de quatro instâncias fundamentais:
a) Análise;
b) Exercício profissional;
c) Supervisão;
d) Currículo teórico-prático (seminários, workshops, encontros, reuniões clínicas).
 
Até o final do Curso de Formação, o candidato deverá completar 300 (trezentas) horas de análise com analista junguiano membro da IAAP; dessas, 150 horas, no mínimo, devem ser cumpridas durante o Curso de Formação.
O curso tem a duração de 08 semestres, com seminários, supervisões em grupo e individuais, assim divididos: o Campo da Psicologia Analítica (1º e 2º semestres); Desenvolvimento da personalidade (3º e 4º semestres); Psicopatologia e técnicas expressivas (5º e 6º semestre); Opus (7º e 8º semestres). Haverá mais dois semestres para preparação e apresentação da monografia de conclusão. A presença do candidato é obrigatória em todas as atividades programadas. Informações mais detalhadas sobre os requisitos e funcionamento geral do curso estão disponíveis no Regulamento do Curso de Formação, emwww.sbpa.org.br.
 
8.1 – Horários
A previsão para o início é janeiro de 2015. O curso será desenvolvido na sede da SBPA, onde o trainée deverá comparecer em seis períodos, anualmente:
Janeiro ou Fevereiro = Uma semana, de segunda a sábado;
Março ou Abril = Um período de quinta a sábado;
Abril ou Maio = Um período de quinta a sábado;
Julho = Uma semana, de segunda a sábado;
Setembro = Um período de quinta a sábado;
Novembro = Um período de quinta a domingo (incluído o Moitará, de participação obrigatória).
 
As datas e a programação detalhada de cada semestre serão oportunamente disponibilizadas aos candidatos aprovados.
 
 MAIS INFORMAÇÕES:
http://sbpa.org.br/portal/curso-de-formacao-de-analistas-junguianos-para-nao-residentes-em-sao-paulo-e-no-rio-de-janeiro-edital-no-012014-sbpa-de-02-de-junho-de-2014/