You are currently viewing Delegação do CRP 14/MS participa de Congresso Nacional em Brasília

Delegação do CRP 14/MS participa de Congresso Nacional em Brasília

Mato Grosso do Sul esteve presente no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), por meio de uma delegação de integrantes do CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul).

O evento reuniu em Brasília, durante três dias, cerca de 400 delegadas(os) para discutir e votar as propostas de diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025. As atividades tiveram como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

Para o representante do CRP 14/MS, Walkes Jacques Vargas, o 11º CNP foi um grande espaço de construção coletiva e democrática da categoria. “Considero como um marco dessa edição a representatividade de psicólogas/os indígenas, negras/os e LGBTQIA+ ficando evidente o nosso compromisso em enfrentar as opressões e as desigualdades no Brasil”, afirma.

Também integrante da delegação, a coordenadora do Núcleo de Saúde Indígena do CRP 14/MS e da Comissão em Direitos Humanos, Vanessa Terena considerou o encontro um marco histórico. “O último CNP foi um marco pra história da psicologia brasileira, onde cada vez mais as “minorias” têm acesso e isso é o que realmente torna a psicologia plural”, destaca ela.

Cláudia Mariola Moreira participou como delegada por Três Lagoas e destacou que, como profissional foi a realização de dois sonhos “de participar como delegada no CNP e de um momento tão importante para a psicologia brasileira, que é a construção dessas diretrizes. Foi maravilhoso, senti muito acolhimento de todas as partes”.

Ela ainda destacou que “Ficou encantada com a participação de todos, da mesa diretora e de cada colega que levou a sua voz até o encontro” e que espera contribuir mais vezes nos eventos da categoria.

A delegação de Mato Grosso do Sul participou com 15 delegados de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba: Walkes Jacques Vargas, Vanessa Silva de Souza, Norma Celiane Cosmo e Jaqueline de Andrade Torres (representado Campo Grande); Vanilce Farias Gomes; Eliana Cristina da Silva Arambell e Tanise de Oliveira Fernandes (todas de Dourados); Evelin Rodrigues dos Santos Maccarini, Tathiane Auxiliadora Ramos Cortez e Herica Cristiny Mesquita Santos Fernandes (todas de Corumbá); Claudia Mariola Moreira, Maria Cristina Costa Rodrigues e Marcos Costa Martinelle (representando Três Lagoas); Débora Brugnoli Félix e Jeferson Camargo Taborda (ambos de Paranaíba).

Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional da Psicologia não é um simpósio científico-acadêmico da ciência e profissão no país, mas sim um evento pelo qual é construída a agenda política da psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.

Fotos: Assecom Conselho Federal de Psicologia