Você está visualizando atualmente Diálogo sobre Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual – Psicologia Uniderp

Diálogo sobre Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual – Psicologia Uniderp

No dia 20 de outubro de 2023, a turma de Psicologia da Uniderp teve a oportunidade de participar de um momento de troca e discussão na disciplina de Temas Emergentes em Psicologia. A convite do Professor Pablo S. de Lima, das 19h às 20h30, o conselheiro e coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual, João Fernando dos Santos Vilela, conduziu a fala.

Durante esse período, as/os alunas/os puderam dialogar sobre a atuação profissional em relação à população LGBTQIA+. João Vilela também apresentou o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Centro de Referências Técnicas em Psicologia (CREPOP), e trazendo falas importantes sobre a temática em questão.

Segundo ele, “Foi uma aula muito interessante, com bastante participação das/dos alunas/os. Conseguiram realmente tirar as dúvidas de como funciona o Conselho e o CREPOP e também romper alguns preconceitos que tinham em relação ao atendimento na prática profissional” – João Fernando dos Santos Vilela.

A acadêmica Karina Liss Perius, do 8o semestre, afirma que a palestra foi excelente, que foi conduzida de forma didática a apresentação das funções exercidas pelas comissões e que pode conhecer o caminho necessário para construção de uma Publicação do CREPOP. Também ressaltou que as informações quanto à atuação em políticas públicas para população LGBTQIA+ foi fundamental, enriquecendo o repertório e sanando as dúvidas da turma com fundamentação.

Para aprofundar o conhecimento nas temáticas discutidas, recomendamos a leitura das “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para a população LGBTQIA+”, disponível online no site do CRP 14: https://www.crpms.org.br/publicacoes-2/referencias-tecnicas/

Se você deseja saber mais sobre as temáticas abordadas ou tem interesse em solicitar uma palestra relacionada à Psicologia e Políticas Públicas, entre em contato com o CREPOP através do e-mail crepop@crpms.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (67) 991237762.

Agradecemos a participação de todas as pessoas no evento e esperamos que essa experiência tenha contribuído para a compreensão e sensibilização em relação às questões de gênero e diversidade sexual na prática profissional da Psicologia.