Edital: CONVOCATÓRIA ABRAPSO

Acesse: http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=855

Estão abertas as inscrições de propostas de gestões para a ABRAPSO Editora, quadriênio 2018-2021, cujas/os proponentes (até duas/dois) passarão a compor a Editoria Científica. Consulte aqui regulamento ou leia abaixo o texto na íntegra:

CONVOCATÓRIA ABRAPSO

Seleção da Editoria Científica para a Editora da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)

1. A ABRAPSO
A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada durante a 32ª Reunião da SBPC, no Rio de Janeiro, em julho de 1980. Fruto de um posicionamento crítico na Psicologia Social, desde a sua criação a ABRAPSO tem se constituído importante espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadoras/es.
A ABRAPSO Editora tem por objetivo publicar livros na área da Psicologia Social, incluindo produções de natureza teórica, epistemológica, filosófica, metodológica, relatos de pesquisa e de intervenções.
A abertura de Processo Seletivo junto às/aos sócias/os da ABRAPSO atende a orientações da Diretoria Nacional da entidade. A proposta selecionada para gestão da ABRAPSO Editora no quadriênio 2018-2021 será indicada pela Diretoria Nacional e deverá ser referendada em Assembleia Geral Ordinária da ABRAPSO.

2. Da convocatória

A convocatória está aberta em âmbito nacional às/aos sócias/os da ABRAPSO em dia com a anuidade referente ao ano de 2017.

3. Do objeto

A presente convocatória tem por finalidade selecionar proposta de gestão para a ABRAPSO Editora, quadriênio 2018-2021, cujas/os proponentes (até duas/dois) passarão a compor a Editoria Científica da mesma.

4. Das/os participantes
Poderão participar desta convocatória sócias/os da ABRAPSO, em dia com a anuidade 2017, e que preencham os seguintes requisitos:
a) Possuir titulação de doutora/r;
b) Ter experiência como pesquisador/a;
c) Ter disponibilidade de tempo para o planejamento e execução de tarefas editoriais, bem como de recursos tais como computador e acesso à internet, declarados pela instituição e/ou pela/o interessada/o;
d) Disponibilidade para um período de até três dias de estágio em local e data a serem definidos para convivência com a atual equipe da editora. As despesas de transporte e estadia serão custeadas pela ABRAPSO.

5. Das atribuições da Editoria Científica
a) Coordenar a política da Editora em consonância com a perspectiva da ABRAPSO;
b) Manter o padrão de qualidade e caráter científico das publicações da ABRAPSO Editora;
c) Divulgar a Editora da ABRAPSO entre suas/seus sócias/os e demais pesquisadoras/es no contexto nacional e internacional;
d) Atuar em conjunto com o Conselho Editorial, inclusive, discutindo e encaminhando política de renovação do mesmo.
e) Encaminhar relatórios anuais das atividades da ABRAPSO Editora à Diretoria Nacional da entidade.

6. Da inscrição

O período de inscrições será de 06 de setembro a 20 de outubro de 2017 e as propostas deverão ser enviadas para o email abrapso@abrapso.org.br em documentos formato PDF, contendo os seguintes itens:
a) Nome das/os proponentes, candidatas/os a Editoras/es;
b) Curriculum Lattes atualizado das/os proponentes. Aqui será considerada a produção dos últimos cinco anos;
c) Carta de intenções, justificando o interesse e detalhando as condições para atendimento ao item 4 da presente convocatória;
d) Proposta de trabalho para o quadriênio (detalhamento das propostas para efetivar as atribuições previstas no item 5);
e) Declaração (institucional e/ou individual) atestando a disponibilidade de tempo para dedicação à Editora, bem como de recursos, conforme especificado no item 4 deste Edital.

7. Da Seleção
A Comissão Julgadora será composta por quatro membros, sendo dois da Diretoria Nacional da ABRAPSO, uma das atuais editoras da ABRAPSO Editora e a atual Editora Executiva. Os nomes dos componentes da Comissão Julgadora serão divulgados no site da ABRAPSO (www.abrapso.org.br) na data de lançamento deste Edital.
Os critérios para avaliação das propostas serão a análise dos documentos solicitados para a inscrição: Curriculum Lattes, declaração de disponibilidade de tempo e recursos, carta de intenções dos proponentes, qualidade e exeqüibilidade da proposta apresentada.

8. Do resultado
O resultado da seleção será encaminhado pela Comissão Julgadora à Diretoria Nacional da ABRAPSO para aprovação do processo. O resultado será divulgado no site da ABRAPSO até dia 01 de novembro de 2017.
Este resultado deverá ser referendado pela Assembleia Geral da ABRAPSO a ser realizada durante o XIX Encontro Nacional da ABRAPSO, entre 01 a 04 de novembro de 2017, em Uberlândia, MG. A posse da nova Coordenação ocorrerá em 01 de janeiro de 2018.

9. Das deliberações finais

A comissão julgadora poderá se outorgar o direito de não escolher nenhuma proposta recebida, caso não contemplem o exposto na presente convocatória e os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da ABRAPSO.

Uberlândia, 06 de setembro de 2017.
Pela Diretoria Nacional da ABRAPSO, assina
Emerson Rasera
Presidente da ABRAPSO
Biênio 2016-2017