Você está visualizando atualmente Eleição 2016 terá votação online

Eleição 2016 terá votação online

Neste ano, a comemoração do Dia da Psicóloga(o), no dia 27 de agosto, será marcada pelas eleições do Sistema Conselhos de Psicologia. A novidade para este pleito é que haverá a possibilidade de todas/os profissionais votarem via web.

A votação online será iniciada às 08 horas do dia 24 de agosto e encerrada às 17 horas, no dia 27 de agosto (horários de Brasília). Haverá, contudo, outras formas de votação: postos de votação e por correspondência.

Segundo o presidente da Comissão Regional Eleitoral do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Robson Verão (CRP 14/02445-4), antes de lançar a votação online o Conselho Federal de Psicologia vai promover um pleito simulado, de 27 de maio até 25 de junho, antes das eleições de agosto.

“A eleição teste tem o objetivo de ajudar as/os psicólogas/os a se familiarizarem com a ferramenta. Não haverá nenhum tipo de ônus para aqueles que não participaram, mas o contato com o site ajudará a/o profissional a entender melhor como ocorrerá o processo eleitoral. No site das eleições também será possível consultar a situação da/o profissional junto ao Conselho”.

O presidente ainda comenta que as chapas que pretendem disputar as eleições de 2016 têm até 1º de maio para protocolar a candidatura no Conselho, na Comissão Regional Eleitoral. “O processo eleitoral é um momento importante para nossa profissão, pois define a gestão do Conselho para o triênio 2016-2019.”, ressaltou.

Quanto aos demais meios de votação, será instalado na Sede do Conselho, um posto de votação, no qual será possível votar no dia 27 de agosto, das 8 às 17 horas.

Já a votação por correspondência poderá ser utilizada por profissionais que residam a mais de 50 km de um dos postos de votação (ou do posto de votação, caso haja apenas um). Essas/es profissionais receberão a carta após a definição das chapas que vão disputar as eleições do CFP e do CRP14/MS. Elas/es devem enviar a correspondência ao Conselho de modo que seja entregue na sede do CRP14/MS até as 17 horas do dia 27 de agosto.

Cabe lembrar que o voto é obrigatório, secreto, pessoal e intransferível. Estão aptas/os a votar as/os psicólogas/os inscritas/os, e em dia com suas obrigações junto ao seu Conselho Regional, referentes ao ano de 2015.

Demais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail: eleicoes@crpms.org.br ou pelo telefone: (67) 3382.4801

Confira a Resolução do CFP 004/15 que aprova o Regimento Eleitoral para escolha de conselheiros federais e regionais dos Conselhos de Psicologia