Você está visualizando atualmente Em conferência, ex-presidente do CFP destaca papel do psicólogo na luta antimanicomial

Em conferência, ex-presidente do CFP destaca papel do psicólogo na luta antimanicomial

Representando os psicólogos, o 1º Secretário da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini, palestrou como convidado em Campo Grande, durante a Conferência de Saúde Mental da Macrorregião de Campo Grande.

Em entrevista ao CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul), Gianini falou sobre a luta antimanicomial, o papel da categoria e o cenário da pandemia e das eleições para a sociedade.

Segundo ele, primeiro é necessário que a sociedade pense na saúde como um direito e a psicologia dentro da saúde. Ou seja, toda a população tem direito ao acesso a tratamentos psicológicos.

“Olhe para como a sociedade trata seus doentes, dependentes e afins e verá o grau de civilidade. Neste contexto, Podemos afirmar que a liberdade é uma ferramenta de cuidado”, disse.

Rogério destacou ainda que dentro da luta antimanicomial, há diversos exemplos de usuários do sistema para o tratamento de saúde mental, em situações de exilamento ou de participação, podendo estar integrado da cidadania como qualquer um de nós, e os resultados são discrepantes.

“A psicologia tem sido uma grande parceira da reforma psiquiátrica. ninguém tem dúvida de que a psicologia é útil, importante nos processos ligados a saúde mental
Importante pensar a psicologia dentro das políticas públicas e promover a ideia de que é sim importante”, destacou.

Sobre o processo eleitoral que se aproxima, Rogério Gianini destacou que cabe ao conselho reafirmar seus princípios, as suas posições éticas e então caberá a população fazer a escolha de seu candidato, alinhado com a visão do conselho federal e sistema de conselhos do pais.

Confira a entrevista na íntegra no Canal do YouTube do CRP14, clicando aqui