Você está visualizando atualmente Em live, CRP/MS debate os desafios e perspectivas da psicoterapia

Em live, CRP/MS debate os desafios e perspectivas da psicoterapia

O CRP/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) promoveu uma live sobre o panorama da psicoterapia, a fim de contribuir com a discussão elevada em torno de temas atuais e pertinentes para a categoria. O debate foi conduzido pela conselheira Priscila Pesqueira, que integra a Comissão da Saúde do CRP/MS e um grupo de trabalho nacional sobre psicoterapia.

O debate sobre o tema “Psicoterapia, desafios e perspectivas para a formação e o exercício profissional”, contou com a presença da psicóloga e doutora em psicoterapia Irani Tomiatto de Oliveira e a psicóloga e doutora em psicoterapia Angela Hiluey, presidente da ABRAP (Associação Brasileira de Psicoterapia).

Irani iniciou o debate abordando os desafios da psicoterapia, principalmente por atingir um campo amplo e complexo, com o agravante do ineditismo do que vivemos. “Nunca nos vimos as voltas com desafios tão intensos quanto agora”, disse ela ao destacar a complexidade do cenário atual de pandemia e a atuação profissional. Também destacou as satisfações e preocupações com a atuação clínica do profissional de psicologia.

“Tenho satisfação com o quanto a psicoterapia tem se tornado necessária para enfrentar as realidades trágicas atuais, mas me preocupa sobre a formação. A transição para o sistema online, apensar de urgente e necessária, os profissionais precisam se preparar para o atendimento. Além disso, que possamos continuar avaliando com seriedade os resultados, bem como aprofundar os conhecimentos sobre a prática”, destacou Irani.

Presidente da ABRAP, Angela Hiluey destacou a importância de que haja um compromisso do profissional com a necessidade de aprender sobre o tema e principalmente que o conhecimento comece na formação acadêmica e se mantenha contínuo por toda a carreira profissional

“Precisamos conhecer o aluno de hoje e essa relação do exercício da psicoterapia se dá entre seres humanos, em encontros humanos. O conhecimento e a experiência ensinaram que a psicoterapia não consiste em apenas técnicas, mas uma nova forma de compreensão com as diversas realidades atuais”, destaca Angela sobre a formação do psicoterapeuta.

Representando o CRP 14, a conselheira Priscila Pesqueira, agradeceu a oportunidade de debater tal assunto com as profissionais “É uma honra para o CRP abordar esse assunto tão rico para a psicologia e com profissionais tão importantes”. O vídeo está disponível no canal do Youtube: Canal da Psicologia CRP14/MS (https://www.youtube.com/user/CRP14MS)

Assessoria de Imprensa

CRP/MS