Você está visualizando atualmente Em reunião, CRP 14/MS propõem maior aproximação com a SED/MS

Em reunião, CRP 14/MS propõem maior aproximação com a SED/MS

Nesta segunda-feira (21), a presidente do CRP 14/MS, Irma Macário, a vice-presidente do Conselho, Norma Cosmo e uma das integrantes da Comissão de Educação do CRP 14/MS, Maria Alice Alves da Motta,  se reuniram com uma comissão da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), a fim de aproximar, ainda mais, as duas instituições com o estreitamento de relações e produção de novas ações conjuntas.

Diante do Processo Seletivo de psicólogos(as) para prestação de serviços no contexto escolar, por meio da Secretaria de Saúde, o CRP 14/MS entregou ao superintendente de políticas de educação da SED/MS, Waldir Leonel, um documento orientador contendo apontamentos das leis e de resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no que tange à regulamentação da prática profissional.

Ainda no encontro, o CRP 14/MS solicitou à Secretaria a abertura de mais duas turmas do curso de Capacitação em Libras para Psicólogos (as) em 2016, sendo uma em Campo Grande e outra para atender os profissionais da grande Dourados. A primeira turma irá concluir a formação ainda neste ano e ambas as instituições devem discutir as melhores formas para valorizar esses profissionais nas políticas públicas.

O CRP também propôs a realização de um projeto de ação com a participação do(a) psicólogo(a) na escola, para acompanhar toda a comunidade acadêmica: alunos e seus familiares,  professores, funcionários, etc. Nesta parceria com a SED/MS, o Conselho está disposto a criar projetos que fomente a Psicologia Escolar/Educacional nas escolas da rede.

Para a presidente do CRP 14/MS, Irma Macário, a reunião foi muito profícua e deve gerar resultados positivos muito em breve. “A Secretaria de Educação se mostrou aberta ao diálogo com a Psicologia e bastante receptiva às nossas sugestões. Sabemos o quanto a Psicologia pode contribuir nesse contexto e estamos felizes com a oportunidade de contribuir com as políticas publicas em educação”, destaca Irma.

Também participaram da reunião o coordenador de políticas para educação especial, Ronaldo Rodrigues Moisés, a integrante do setor Psicossocial da SED, Gilvan Milhomen e a técnica da Educação Especial da SED Naya Torrezan.