Você está visualizando atualmente Enfrentamento e Conscientização sobre Leucemia

Enfrentamento e Conscientização sobre Leucemia

A campanha Fevereiro Laranja nasce para fomentar o diagnóstico precoce, tão importante para o combate à leucemia, por isso, quebrar o tabu e dialogar abertamente sobre a doença é fundamental.

Conhecida como câncer no sangue, os principais sintomas da leucemia são:
– fadiga e palidez
– falta de ar
– dor de cabeça
– febre
– sangramentos
– pontos roxo na pele
– infecções persistentes ou recorrentes

Existem mais de 12 tipos de leucemias e elas podem ser agudas ou crônicas, sendo que o principal exame para confirmação do diagnóstico é o hemograma.

Nas leucemias agudas, o processo de tratamento envolve quimioterapia, controle das complicações e prevenção ou tratamento da infiltração no Sistema Nervoso Central. Para alguns casos de leucemia, é indicado o transplante de medula óssea.

A leucemia aparece com mais frequência em pessoas com mais de 55 anos, no entanto, se caracteriza como o câncer mais comum em crianças menores de 15 anos.

Vale ressaltar que todo o processo de diagnóstico e tratamento, seja com necessidade de transplante de medula óssea ou não, é oferecido e garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Destaca-se, sobretudo, o compromisso da Psicologia nos processos de educação em saúde, visando a superação de um modelo reducionista do processo saúde-doença, reafirmando os aspectos sociais e psicológicos como importantes mediadores deste processo.

Além disso, como profissionais de saúde, temos como objetivo a promoção e a proteção da saúde, bem como a proposição de melhorias nos sistemas de cuidados e nas políticas públicas.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA).