Você está visualizando atualmente Evento promove reflexão sobre ética e exercício profissional

Evento promove reflexão sobre ética e exercício profissional

Na última sexta-feira, dia 6 de março, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou a primeira atividade do ano do FEPE –  Fórum Estadual de Professores de Ética em Psicologia, a mesa redonda: Ética, moral e práxis psicológica: caminhos e descaminhos, que contou com a conferência do professor Dr. Pedrinho Guareschi. 

A atividade foi realizada no Auditório da Unigran Capital com objetivo estimular uma reflexão sobre a prática da profissão no campo da ética. Com a casa lotada, os profissionais e estudantes de psicologia acompanharam a fala do convidado da noite, que disse o quanto a iniciativa do CRP14/MS foi importante para o contexto atual.

“Fico muito contente com a proposta do Conselho em promover um debate como este. Falar de ética é urgente, em vista da situação política do país, mas também é um desafio. Essa discussão, ligando a psicologia, a comunicação e a ética ainda necessita de muita elaboração, e de um trabalho feito com muitas mãos e pensamentos. Porque a ética é algo extremamente amplo e complexo. Por isso, o que procurei fazer aqui, foi levantar algumas perguntas para que possamos privilegiar a construção de uma nova ética que seja baseada na comunicação, ou seja, na ética dos discursos”, explicou Pedrinho Guareschi.

A presidente do CRP14/MS, Marilene Kowalski, ressaltou que a discussão sobre a ética tem um grande impacto no fazer da Psicologia. “Para a nossa profissão é importantíssima a questão da ética, porque o nosso trabalho se dá na relação com o outro. Então essa relação tem que ser permeada por uma postura ética, de respeito ao outro. Assim, a atividade do FEPE vem justamente para promover uma reflexão que ampare um exercício profissionais mais ético”, pontuou Marilene.

Na avaliação do coordenador da COF, Dionatans Godoy Quinhones, o evento foi um enorme sucesso. Mais de 600 pessoas fizeram inscrição e participaram da atividade. “Ao abrir possibilidades de reflexão para nós sobre o tema da ética, principalmente sobre como nós podemos pensá-la como um elemento central para a atividade da Psicologia, Pedrinho Guareshi abrilhantou a noite e mostrou que a ética é o assunto do momento”, disse Dionatans

Criado em 2019, o FEPE é uma instância do CRP14/MS criada com a finalidade consolidar o debate sobre as práticas da Psicologia.

A mesa redonda “Ética, moral e práxis psicológica: caminhos e descaminhos” contou com apoio da Unigran Capital.