Você está visualizando atualmente Evento Promovido Pelo CRP 14ª Região – MS Orienta Psicólogas/os da Assistência Social

Evento Promovido Pelo CRP 14ª Região – MS Orienta Psicólogas/os da Assistência Social

Durante os dias 26 e 27 de outubro, Corumbá e Campo Grande – MS foram palco de um evento importante promovido pela Comissão de Assistência Social (CAS) do CRP 14ª Região – MS. Com foco na elaboração de documentos por psicólogas/os no âmbito da Assistência Social, o evento representou um marco importante na busca pela melhoria da qualidade dos serviços de assistência social em Mato Grosso do Sul.

O evento, aberto para profissionais e acadêmicas/os, contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal em Corumbá sede pra realização e no dia seguinte, na capital, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) quem recepcionou.

 

A palestrante convidada, Eliana Bortolon, que atua como servidora do SUAS – RS, professora universitária e compõe atualmente o Plenário do CRP07/RS, conduziu uma fala seguida de uma oficina apresentando casos e abrindo à discussão. Ela relata:

“Ao longo de dois dias intensos de palestras, abordamos a documentação que psicólogas/os elaboram, especialmente no contexto da prestação de informações sobre as famílias acompanhadas devido às suas vulnerabilidades. Reconhecendo a Psicologia como uma profissão regulamentada, enfatizamos a importância de compreender as normativas éticas e políticas que orientam nossa atuação. Trabalhando no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), temos normativas específicas que direcionam nosso trabalho em um sistema de assistência social único, e é essencial que estejamos familiarizadas/os com essas diretrizes, sempre sob a perspectiva da matricialidade sociofamiliar. Além disso, como psicólogas/os, temos à nossa disposição notas técnicas e resoluções que delineiam nosso papel no SUAS.

Um elemento crucial é a defesa incansável dos direitos humanos, que deve estar sempre presente em nossa prática, manifestações, raciocínio ético, técnico e político. Devemos lembrar que há várias normativas às quais todas/os nós, psicólogas/os, precisamos estar atentas/os.”.

Clariane Siqueira B. Wounnsoscky, integrante da equipe de organização do evento, afirma:

“O evento foi uma resposta à solicitação da categoria. Nós, trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sentimos a necessidade de eventos que nos orientem para uma prática ainda mais eficaz e transparente. Tínhamos algumas dúvidas sobre o documento 06/2019, e a rápida ação da Comissão, coordenada pelo conselheiro João Paulo, nos proporcionou um excelente suporte. A palestrante Eliana foi incrível em sua explanação! Agradecemos ao X Plenário por atender nossa solicitação. A categoria de psicólogas/os da região do Pantanal agradece o apoio do presidente, Walkes, e de todas/os as/os Conselheiras/os.”.

Já João Paulo Ribeiro, Coordenador da referida Comissão pontua que:

“A professora e conselheira do CRP 07, Eliana Bortolon, de Passo Fundo/RS, deslocou-se até Campo Grande e Corumbá para ministrar uma oficina sobre a produção documental psicológica no âmbito do SUAS. Durante o evento, não apenas foram discutidos os aspectos práticos relacionados à resolução 06/2019 do CFP, mas também as implicações éticas e políticas que permeiam a produção documental das psicólogas/os nessa política pública. A Comissão de Orientação e Fiscalização também desempenhou um papel importante, orientando as/os profissionais presentes sobre a produção de documentos psicológicos.”.

O evento também contou com uma palestra da Comissão de Orientação e Fiscalização sobre a Resolução 06/2019, que versa sobre a elaboração de documentos por psicólogas/os.

O segundo dia de evento foi híbrido, tendo sido transmitido pelo canal do youtube do CRP 14/MS, e a gravação encontra-se disponível na plataforma. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZKghc5mgh2I

Ademais, ressalta-se que a Comissão de Fiscalização está a disposição para dúvidas e esclarecimentos quanto à elaboração de documentos, podendo ser contatada através do Telefone (67)3382-4801, Whatsapp (67) 3382-4801 opção 3 ou email fiscal@crpms.org.br.