Você está visualizando atualmente Marilene Kovalski presta contas e entrega presidência do CRP14/MS a Walkes Jacques

Marilene Kovalski presta contas e entrega presidência do CRP14/MS a Walkes Jacques

A nova gestão do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região tomou posse no dia 24 de setembro, na plenária de posse, a presidente do IX Plenário do CRP14/MS, Marilene Kovalski, entregou um relatório completo da gestão ao novo plenário, agradeceu e desejou sorte aos novos conselheiros.

Marilene agradeceu a todos pelo apoio durante sua gestão e destacou o período desafiador, diante da pandemia de Covid-19 e suas consequências em diversos setores.

Segundo ela o primeiro passo foi organizar a casa, e aplicar dentro do conselho os conhecimentos técnicos para acolher os funcionários. “Eles foram vistos, ouvidos, acolhidos e cuidados. Essa ação é inédita no Sistema Conselhos, apesar da psicologia contar com ferramentas teóricas e técnicas”.

Em 2020, a gestão iniciou o ano discutindo o Sistema Conselhos, seu orçamento administrativo e financeiro e a elaboração de planos de trabalho para cada comissão. Foi realizado um concurso público, e uma seleção de pessoal, para preencher o quadro de funcionários.

Devido a pandemia, a equipe se adequou à nova realidade do trabalho remoto e híbrido e ao distanciamento no presencial.

O CRP 14/MS se manteve ativo e presente nas reuniões da Secretaria de Saúde, opinando sobre a distribuição de vacinas, inclusive reivindicando a prioridade à classe. Além disso, manteve diálogo com a categoria para atendimento remoto e equipamentos necessários para o trabalho presencial.

Em termos de comunicação, o CRP 14/MS investiu em uma nova empresa de assessoria e a Comissão de comunicação. “Neste período pandêmico foi vital, pois toda a comunicação com a categoria se deu através das mídias, foram inúmeras notas e lives visando a orientação da categoria e sociedade”.

Marilene destaca que as(os) psicólogas(os) também produziram um Livro, ética e Psicologia. Uma ousadia e um primor. Que já chegou nos CRs nos 4 cantos do Brasil. Vai servir de referência teórica, e de um marco histórico pra nossa categoria.

“Nesta gestão, o CRP14/MS completou 25 anos de criação. Criamos uma campanha e um selo comemorativo. O 14/MS também ganhou uma cara nova, uma logo moderna, uma nova imagem e com um descritivo que orienta e regula seu uso”.

Também foi dado andamento na construção da nova sede, com lançamento da pedra fundamental no terreno adquirido na gestão passada, com a aprovação dos projetos arquitetônicos, nesta gestão.

Atuação por setores

Que a partir do CRP 14/MS foi criado o Fórum dos Professores de Ética, que reúnem as(os) psicólogas(os) que ministram essa disciplina nos cursos de graduação nas universidades do Estado. É a partir deste coletivo que surgiu o livro Ética e Psicologia.

Na educação, demandou inúmeras reuniões, audiências públicas e estreita relações com as entidades envolvidas, câmara de vereadores Secretarias de Educação, Ministério Público, para a implementação da Lei 13.935/19 que ainda está em andamento com alguns avanços.

Na Saúde Mental, diante da ameaça de Revogação das portarias que asseguram os serviços, recebemos um pedido de socorro. A comissão de saúde e núcleo de Saúde Mental foram acionados. O CRP mobilizou vereadores, incluiu Coordenadores da Saúde mental do município de CG e muitas(os) psicólogas(os) que atuam na área. Foram inúmeras reuniões e audiências públicas.

Foi produzido um documento que virou um projeto de lei, tramitou até chegar nas mãos do secretário de saúde pra ser assinado e encaminhado à Câmara pelo executivo. É inédito e contempla o que tem de mais avançado em saúde mental antimanicomial segundo o que ouvimos recentemente no congresso da ABRASME.

“Como viram, trabalhamos muito, muito mesmo. Um relatório completo está sendo entregue nesse momento. E o mérito, é de todos nós. E o que julgo ainda mais importante. Encerrar a gestão com a participação de 16 conselheiros e conselheiras que não abandonaram o barco diante das tempestades provocadas, pela pandemia, pela crise política, econômica, social e ética que estamos atravessando. Onde as instituições, inclusive a nossa foi sistematicamente atacada”, finalizou.

Neste Ano que a Psicologia comemora os 60 anos de sua regulamentação participamos de dois eventos Nacionais em Brasília e organizamos uma agenda de muitos eventos comemorativos, uma Sessão Solene na Câmara de Corumbá e teremos em outubro em Campo Grande uma na Assembleia e outra na Câmara também.