Você está visualizando atualmente Mensagem do VII Plenário CRP14/MS

Mensagem do VII Plenário CRP14/MS

Prezada/o Psicóloga/o ,

 

Em 2015 a Psicologia alcança 53 anos como profissão regulamentada, dada a promulgação da Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962. Considerando o Sistema Conselhos como instituição que tem por atribuição orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região/MS (CRP 14/MS) preparou uma variada  programação,  produzida  coletivamente com outras  entidades da Psicologia e instituições de ensino de todo o Estado, para comemorar os 53 anos da Psicologia.

Com o intuito de agregar a multiplicidade da Psicologia, ciência e profissão, o CRP 14/MS convidou as entidades protagonistas da Psicologia de Mato Grosso do Sul para elaboração da “Agenda dos 53 anos da Psicologia”, sendo elas: Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS; Sindicato dos Psicólogos – SINPSI/MS; Instituto Gaya; Associação dos Psicólogos da Região do Bolsão – APRB/MS; Fórum do Campo Lacaniano; e os Cursos de Psicologia das seguintes IES – Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS); Faculdade Unigran Capital; Unigran Dourados; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Paranaíba e Campus Pantanal; Universidade Católica Dom Bosco; e, Universidade Anhanguera-Uniderp; além de representantes da Psicologia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e no Centro Acadêmico da Universidade Federal da Grande Dourados.

No dia 07 de agosto, em Campo Grande, a atividade “No Escurinho no Cinema” marcou a abertura da programação, seguida das respectivas ações:

– 12/08: “Moreno e Jung – Psicodrama e Psicologia Analítica – linhas convergentes que se unem no templo da Alma” com a presença da Psicóloga Corinta Maciel;

14/08: “Reunião FNDC – para efetivar a rearticulação do Comitê pela Democratização da Comunicação”

17/08: Aulas Magnas promovidas pela Universidade Católica Dom Bosco: “A História e o Ensino” e “O Trabalho do Psicólogo no Tratamento do Autismo.”

11/08 a 13/08: Paranaíba iniciou as atividades através do “I Encontro de Educação e Psicologia Histórico Cultural”

– 19/08: Dourados com a conferência “Racismo: Uma questão da Psicologia, um viés psicanalítico”.

– 19/08: “Psicólogo(a), você atende por PLANOS DE SAÚDE? – Local: Auditório da FETEMS

– 22/08: “Sociodrama: Soluções para tempos de crise”. – Local: Praça Ary Coelho.

 

Muitas atividades nestes poucos dias e muitas outras a serem realizadas nos próximos dias e nas próximas semanas, tais como:

Campo Grande/MS:

– 27/08: Conferência: “Psicologia, Ética e Laicidade”, com participação da Profª Carla Biancha Angelucci – Local: Auditório Bloco V, Anhanguera UNIDERP.

– 27/08: Na Universidade Anhanguera Uniderp acontecerá a Conferência: “Psicologia, Ciência e Profissão”, composta por mesa redonda com início às 08h e 11 oficinas das 14h às 16h – Confira na agenda.

– 27/08 e 28/08: “Jornada Acadêmica Unigran Capital”, programação com palestra e minicursos – Confira na agenda.

– 29/08 – Conferência: “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” com a presença do psicanalista Christian Dunker- Local: Confira na agenda.

– 29/08: Cineclube do CRP 14/MS com a exibição do documentário “A Morte Inventada” e debate sobre a temática “Alienação Parental” – Local: UCDB Centro.

Corumbá/MS:

– 01/09 a 03/09: I Seminário de Psicologia Histórico-Cultural e Materialismo Histórico-Dialético – Local: Anfiteatro Salomão Baruki – Corumbá/MS.

Três Lagoas/MS:

– 24/08 A 26/08: Na Faculdade Integrada de Três Lagoas acontecerá a VIII Semana Acadêmica com o tema, “Consolidação da Psicologia Brasileira: Despatologização e Inclusão Social”.

Paranaíba/MS:

26/08: Roda de Conversa: Desafios atuais da prática dos profissionais de psicologia – Local: Sede da Associação dos Psicólogos da Região do Bolsão

Dourados/MS:

– 27/08: Palestra “A invisibilidade das pessoas Trans”, com Psicólogo João Nery – Local: Auditório Bloco 10, Unigran Dourados.

– 28/08: Curso (Des) Educando Corpos e Gêneros, com Psicólogo João Nery – Local: Auditório Bloco 5, Unigran Dourados.

 

A culminância desta semana será no dia 28 de agosto, no Buffet Romeu e Julieta em Campo Grande/MS, com a conferência “Psicologia, Identidade e Trabalho”, apresentada pela Profª Me. Sandra Maria Francisco de Amorim, seguida de confraternização.

As comemorações dos 53 anos da psicologia no Brasil continuam; Dia 18 de setembro acontecerá na Unigran Capital a atividade “Psicologia do Esporte”, que será composta por uma conferência de abertura e três oficinas; Em outubro nos dias 22, 23 e 24 o II Seminário de Psicologia e Políticas Públicas e 1º Encontro do Núcleo ABRAPSO/Campo Grande.

Colegas, a Psicologia ampliou muito suas possibilidades de ação nesses 53 anos e ainda precisa avançar muito mais, visto os gigantescos desafios que temos pela frente.

O CRP 14/MS convida a todas e todos para conhecer a agenda e participar das atividades, para juntas/os percorrermos a estrada desta profissão que nos aproxima pela diversidade do seu saber e do seu fazer.

Junte-se a nós nesta luta!

 

VII Plenário CRP14/MS