Você está visualizando atualmente Na Câmara, CRP14/MS conversa sobre Política Municipal de Saúde Mental em Campo Grande

Na Câmara, CRP14/MS conversa sobre Política Municipal de Saúde Mental em Campo Grande

O presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª região (CRP14/MS), Walkes Jacques Vargas, juntamente com o coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Marcio Godoy, esteve na Câmara de Vereadores na manhã de terça-feira (22) para conversar sobre a Política Municipal de Saúde Mental em Campo Grande.

Na oportunidade, diversos vereadores se mostraram favoráveis a implantação da Política Municipal de Saúde Mental, que há pelo menos três ano, desde o IX Plenário do CRP14/MS, há tratativas para a aprovação do mesmo. “Já há algum tempo o CRP14/MS, em conjunto com outras entidades e o corpo técnico da própria prefeitura de Campo Grande, vem construindo uma proposta de Política Municipal de Saúde Mental com o intuito de garantir melhores condições de funcionamento de toda a Rede de Atenção Psicossocial na capital. Depois de conversarmos com vários vereadores na Câmara Municipal estamos esperançosos de que muito em breve teremos esse projeto aprovado garantindo assim serviços com maior qualidade técnica e ética para todas/os as/os usuárias/os”, pontuou o presidente, Walkes Jacques Vargas.

Já Marcio Godoy recorreu a Paulo Freire, para reforçar a importância da aprovação, que sabiamente dizia. “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”.

As reuniões na Câmara Municipal foram realizadas com o presidente Carlão, Ayrton Araújo, Marcos Tabosa, Edu Miranda e o Dr. Victor Rocha, que na oportunidade apresentou o projeto de lei dispõe sobre as diretrizes da rede de atenção psicossocial para pessoas acometidas de sofrimento e transtorno mental no município de Campo Grande. O parlamentar estava recolhendo assinatura dos outros vereadores para colocar o projeto em votação ainda este ano. “Estamos aguardando o executivo municipal mandar o Plano Municipal de Saúde Mental, desde o começo do ano. Porém, como não tivemos retorno até agora, vamos apresentar essas diretrizes que deverão nortear o serviço prestado na Capital”, pontuou o parlamentar.

Também participaram do encontro o secretário de governo da Prefeitura de Campo Grande, Mário César e a psicóloga, Elizangela  Ficagna do Núcleo de Saúde Mental.