Você está visualizando atualmente CRP 14º participa da inauguração do segundo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) AD III em Campo Grande.

CRP 14º participa da inauguração do segundo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) AD III em Campo Grande.

No dia 23 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região/Mato Grosso do Sul – Campo Grande, participou da inauguração do segundo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) AD III em Campo Grande.

O conselheiro Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho, esteve presente, em nome do CRP14/MS, para prestigiar essa importante iniciativa, e deixou a seguinte fala: “o CRP 14 esteve presente no dia 23/10 na inauguração do segundo CAPS AD III de Campo Grande. Funcionando na av. Guanandi, atenderá usuários do SUS de 18 a 150 anos de idade, de ambos os sexos que tenham dependência de Álcool e outras Drogas. A Unidade tem a proposta de atendimento ambulatorial com equipe multiprofissional na proposta de porta aberta. Atenderá os Distritos Sanitário do Imbirussu, Lagoa e Anhanduizinho. Tem 10 leitos de acolhimento, quando necessário alguma internação. A homenagem a Márcia Zen foi em decorrência de sua militância em favor desta população, trabalhando como redutora de danos, militando nas políticas públicas em defesa da população LGBT, sendo Conselheira Municipal e estadual de saúde até 2019. Faleceu em 2021.”

Localizado na Avenida Guanandi, o novo CAPS AD III desempenhará um papel vital no atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com idades entre 18 e 150 anos que lutam contra a dependência de álcool e outras drogas. Este é um marco no compromisso de proporcionar cuidados adequados a uma população que enfrenta desafios complexos.

O CRP14/MS defende o fortalecimento das políticas públicas como uma forma de que toda a população tenha acesso garantido a serviços de Psicologia de qualidade. Além do mais, a Lei Federal 10.216 que garante o acesso as/aos usuárias/os com transtornos mentais aos serviços disponíveis na rede pública de saúde mental, em especial com abordagem de “porta aberta” como principal dispositivo de tratamento em substituição às internações compulsórias.