No dia 23 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região/Mato Grosso do Sul – Campo Grande, participou da inauguração do segundo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) AD III em Campo Grande.
O conselheiro Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho, esteve presente, em nome do CRP14/MS, para prestigiar essa importante iniciativa, e deixou a seguinte fala: “o CRP 14 esteve presente no dia 23/10 na inauguração do segundo CAPS AD III de Campo Grande. Funcionando na av. Guanandi, atenderá usuários do SUS de 18 a 150 anos de idade, de ambos os sexos que tenham dependência de Álcool e outras Drogas. A Unidade tem a proposta de atendimento ambulatorial com equipe multiprofissional na proposta de porta aberta. Atenderá os Distritos Sanitário do Imbirussu, Lagoa e Anhanduizinho. Tem 10 leitos de acolhimento, quando necessário alguma internação. A homenagem a Márcia Zen foi em decorrência de sua militância em favor desta população, trabalhando como redutora de danos, militando nas políticas públicas em defesa da população LGBT, sendo Conselheira Municipal e estadual de saúde até 2019. Faleceu em 2021.”
Localizado na Avenida Guanandi, o novo CAPS AD III desempenhará um papel vital no atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com idades entre 18 e 150 anos que lutam contra a dependência de álcool e outras drogas. Este é um marco no compromisso de proporcionar cuidados adequados a uma população que enfrenta desafios complexos.
O CRP14/MS defende o fortalecimento das políticas públicas como uma forma de que toda a população tenha acesso garantido a serviços de Psicologia de qualidade. Além do mais, a Lei Federal 10.216 que garante o acesso as/aos usuárias/os com transtornos mentais aos serviços disponíveis na rede pública de saúde mental, em especial com abordagem de “porta aberta” como principal dispositivo de tratamento em substituição às internações compulsórias.