You are currently viewing No Maranhão, CRP 14/MS participa de formalização e assinatura pública de Resolução do CREPOP

No Maranhão, CRP 14/MS participa de formalização e assinatura pública de Resolução do CREPOP

O CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia 14ª Região Mato Grosso do Sul) participou do XI Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas: Amazônia como espaço de conexões territoriais e a produção de vida nas diversidade, realizado no Maranhão. Na oportunidade, houve a formalização e assinatura pública das Resoluções CREPOP dos Conselhos Regionais, manifestando a adesão à Rede.

Psicóloga (CRP14/08060-9) e técnica regional do CREPOP do CRP 14/MS, Krisley Amorim de Araújo explica que com a assinatura, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas passou a ser uma instância permanente dentro do CRP14-MS para atuar no campo de pesquisa em Políticas Públicas a fim de orientar e qualificar o exercício profissional das (os) psicólogas (os) (es).

“O evento foi extremamente relevante, com pautas atuais que demandam a mobilização da Psicologia no campo da pesquisa e da prática profissional, além de ser um momento de fortalecimento da Rede CREPOP e encontros potentes no âmbito do Sistema Conselhos”, disse.

Presidente do CRP 14/MS, Marilene Kovalski destacou a importância da Rede. “Sou uma defensora do CREPOP, encantada com essa forma de produzir conhecimento a partir das bases, e servir de referência para toda a categoria. Subsidiando o fazer, principalmente nas Políticas Públicas para toda a categoria e em todo o país. Assegurar através de resolução própria a continuidade dessa política é um ato em defesa da atuação da Psicologia e o atendimento ético da sociedade”, destacou

O evento contou com várias mesas que discutiam temáticas relacionadas à Direitos Humanos, Diversidade, Minorias Políticas e temas emergentes da Psicologia no campo das Políticas Públicas.

Entre as mesas, Mato Grosso do Sul participou do debate sobre Povos Indígenas, a questão amazônica e subjetividade, que contou com a participação da psicóloga e coordenadora do núcleo de saúde indígena do CRP 14/MS, Vanessa Terena (CRP14/07450-9).

“Ter uma mesa somente de indígenas num evento desse porte foi mais um Marco para a psicologia e suas práticas, o acolhimento e a adesão a mesa foram realmente gratificantes… Já estamos vivendo cada vez mais uma psicologia pintada de jenipapo e urucum” afirma Vanessa.

Fotos: CFP