Você está visualizando atualmente Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Psicologia 14? região, o Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul; o Corpo Freudiano Núcleo Dourados; vem manifestar repúdio ao curso de Psicanálise Clínica proposto pela Igreja Cristã Presbiteriana de Bonito, com início no último final de semana, dia 08.08.2020.

 Apesar das diferenças propostas por cada Escola ou Associação psicanalítica no que tange a formação, todas convergem em um ponto: a formação psicanalítica depende do tripé proposto por Freud, o criador da psicanálise, a saber: estudo teórico, análise pessoal e supervisão. No que tange a análise pessoal de cada sujeito, ou seja, da relação que cada um tem com seu inconsciente, sabemos que é um processo longo, rigoroso, impossível de ser medido por meio de critérios generalizantes. No que concerne a formação teórica, a formação de um analista tem um começo, certamente, mas não tem um fim. Por isso, qualquer proposta de formação rápida que forneça uma garantia, certamente é uma fraude, um desserviço a prática e a comunidade que aposta na psicanálise. O terceiro ponto da formação, a supervisão clínica, deve ser realizado com profissionais  sérios, que já possuem experiência consistente e que tenham dados suas provas no que concerne a prática psicanalítica.

Outrossim, a psicanálise, historicamente prima pelo princípio da laicidade. Aliás, a laicidade é uma de suas condições de existência.

Assinam a nota:

Mariele Kovalski (psicanalista, psicóloga CRP 14/796-9, Presidente do CRP 14)

Pricila Pesqueira de Souza (psicanalista, psicóloga CRP 14/03917-1 conselheira do CRP 14, coordenadora do núcleo de clínica)

Tatiana Siqueira Ribeiro (psicanalista, psicóloga CRP 14/05997-0, coordenadora do Fórum do Campo Lacaniano do MS)

Janaina Bianchi (psicanalista, psicóloga CPR 14/02642-8, diretora do Corpo Freudiano Núcleo Dourados)