Encontro teve como objetivo repasse de informações institucionais e atende deliberação da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF)
Como parte dos trâmites que marcam oficialmente o processo de transição entre as gestões do Conselho Federal de Psicologia (CFP), foi realizado no sábado (26) o encontro da Comissão de Transição da autarquia. O grupo é formado por representantes do XVIII Plenário (em exercício) e do XIX Plenário, eleito durante a Consulta Nacional realizada em agosto deste ano.
Na reunião, o coletivo tratou do repasse de informações institucionais – que incluem desde um mapa geral da infraestrutura e setores da instituição, ao quadro de funcionárias(os) da autarquia, ações desenvolvidas, parcerias em curso e, ainda, um levantamento da situação financeira da entidade.
Também foi apresentado andamento das atividades dos comitês, grupos de trabalho e comissões, além de panorama quanto aos espaços institucionais que contam com representação do Conselho.
O processo de transição atende a diretrizes deliberadas pela Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF). O objetivo é conduzir o a transição entre as gestões do Conselho Federal de Psicologia seguindo o que estabelece a Lei Federal n° 5.766/1971 e o Decreto nº 79.822/1977, com recomendações mínimas para que o processo ocorra com eficiência e transparência, assegurando a continuidade da atividade administrativa e dos serviços públicos, a garantia da prestação de contas, a preservação do interesse público, a legalidade e o fortalecimento do sistema democrático.
Confira as(os) integrantes da Comissão de Transição da Gestão CFP
XVIII Plenário
Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (presidente atual)
Anna Carolina Lo Bianco
Losiley Alves Pinheiro
Norma Celiane Cosmo
Marisa Helena Alves
XIX Plenário
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (presidente eleito)
Ivani Francisco de Oliveira
Izabel Augusta Hazin Pires
Célia Mazza de Souza
Carolina Saraiva
Processo eleitoral
Entre os dias 23 e 27 de agosto foram realizadas as eleições 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A apuração dos resultados aconteceu em 27 de agosto, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP. Ao todo, foram registrados 96.702 psicólogas(os) votantes em todo o país, conferindo à chapa “Frente em Defesa da Psicologia Brasileira” a vitória com 54.672 votos, contra os 30.826 votos conquistados pela chapa “Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática”.
A cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Federal de Psicologia está marcada para 16 de dezembro, a partir das 19h, e também será transmitida em tempo real pelos canais oficiais do CFP.