Você está visualizando atualmente Novo Plenário Gestão toma posse

Novo Plenário Gestão toma posse

Fruto de um processo eleitoral democrático, o IX Plenário do CRP14/MS, triênio 2019-2022, tomou posse no dia 21 de setembro de 2019. A solenidade foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados, secção Mato Grosso do Sul, e contou com a presença de conselheiros da gestão passada, de representantes de entidades ligadas à Psicologia, de conselhos profissionais, entre outros convidados.

O clima do evento foi de muita alegria, pois como ressaltou a presidente da Comissão Regional Eleitoral do CRP14/MS, Mariene Lúcia F. Naegeli, as/os novas/os conselheiras/os responsáveis pela Gestão do Conselho no Triênio 2019-2022 foram eleitas/os democraticamente. “A nossa categoria exerceu a sua cidadania e votou. Mais de 1000 profissionais participaram do processo eleitoral e escolheram a nova gestão”, afirmou Mariene.

A Conselheira-Presidente da gestão passada, Irma Macário, parabenizou as/os novas/os colegas que assumirão o trabalho de defender a Psicologia de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

“O conselho assim como toda a categoria tem a honra de receber o IX Plenário do CRP14/MS, cuja composição é bastante representativa, tendo representantes de diversos municípios do Estado como: Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas, além de uma representante indígena. Parabenizo o grupo e reforço que vocês terão como missão primordial a defesa da profissão, cuidando dela para que através do trabalho coletivo e do diálogo possamos construir uma sociedade mais plural e justa”, comentou Irma.

A Presidente do IX Plenário, a conselheira Marilene Kovalski, em seu discurso ressaltou a continuidade da luta em defesa da Psicologia, garantindo os Direitos Humanos, a Ética, Saúde, as Políticas Pública.

“Para encarar o desafio de luta procurarmos organizar uma chapa a partir de uma Frente Ampla, composta por profissionais de diversas áreas, com experiência de atuação nos mais variados campos da Psicologia; um coletivo forte e democrático para garantir todos os princípios que norteiam nossa profissão”.

Marilene ainda defendeu: “Como diz o nosso próprio slogan de campanha, defendermos uma Psicologia com Democracia: um lugar para todos e todas. E quando falamos neste lugar para “todos e todas” nos referimos a dois pontos – a cada profissional que possa ser acolhido na diversidade das várias linhas de formação e atuação; e também nos referimos a cada sujeito, que ele seja acolhido como sujeito singular, de direito e de desejo. Em nosso discurso não cabe a moralização, normatização e a determinação do comportamento humano, cabe apenas o respeito da dignidade, a subjetividade e a singularidade de cada um”.

Após o pronunciamento da Conselheira Presidente, o psicólogo e professor da UFMS, Tiago Ravanello, fez uma fala sobre os desafios da Psicologia no contexto político atual, destacando as principais bandeiras de luta.