Você está visualizando atualmente O Conselheiro Presidente Walkes Jacques Vargas marcou presença em uma importante reunião do Conselho Municipal de Saúde.

O Conselheiro Presidente Walkes Jacques Vargas marcou presença em uma importante reunião do Conselho Municipal de Saúde.

Durante o encontro, ele teve a oportunidade de compartilhar sua perspectiva ao lado da conselheira presidente do CRESS-MS, Carmen Ferreira Barbosa, sobre a recente nota de repúdio em relação à declaração do Secretário Sandro Benites, a qual havia sido divulgada em nosso site anteriormente.

A cobrança de novos concursos e contra a precariedade dos contratos temporários. A não responsabilização da falta de serviço e manutenção física das unidades de Saúde foram apontados na nota.

Em setembro de 2023, o Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, Sandro Benites, defendeu a ampliação das contratações de “PJ’s” (Pessoas Jurídicas) no serviço público em uma Audiência Pública na Câmara Municipal. Isso levanta preocupações sobre terceirizações e privatizações na saúde, contrariando a Constituição Federal que exige concurso público para cargos no serviço público. A falta de concursos públicos também foi criticada, levando a processos seletivos e contratos com instituições privadas. Além disso, o discurso ignora as condições precárias de trabalho dos servidores de saúde, incluindo perdas salariais e riscos psicossociais.

O Secretário reagiu pedindo desculpas e falando que foi mal interpretado e que sua fala foi tirada do contexto geral, sendo recortada. Mas afirmou que irá policiar mais suas falas. Reconhece o valor dos servidores, inclusive é servidor público do Exército e do Hospital Regional.

A fala conjunta de ambos os líderes destacou a importância de mantermos um diálogo construtivo e eficaz em todos os âmbitos da sociedade, especialmente no que diz respeito à Política Pública de Saúde.

Além disso, a discussão na reunião abordou o Dia do Servidor Público, uma data que merece reconhecimento e celebração. No dia 28 de outubro, é a oportunidade de homenagear todos aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público.