Você está visualizando atualmente Palestra de Psicologia e Relações Étnico-Raciais para discentes na Estácio de Sá

Palestra de Psicologia e Relações Étnico-Raciais para discentes na Estácio de Sá

Nos dias 25 e 27 de outubro, a convite da professora Maria Celina Ferreira Goedert (CRP 14/07527-2) em articulação com o Centro de Referências Técnicas em Psicologia (CREPOP), foi realizada na Faculdade Estácio de Sá a Palestra Psicologia e Relações Étnico-Raciais. A fala foi direcionada à comunidade acadêmica de psicologia do 1o ao 4o semestre que cursam a disciplina de Psicologia Social.

A frente do diálogo estiveram as palestrantes convidadas representantes do Núcleo de Psicologia e Relações Raciais (NUPSIR) do CRP14, Giovana Barbieri Galeano e Vanilce Farias Gomes, e da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas (CPPI), Vanessa Silva de Souza, conselheira e coordenadora da referida comissão.
Giovana Barbieri Galeano é Psicóloga (CRP14/09016-3), Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutoranda em Psicologia pela mesma instituição e Docente do curso de Psicologia da UEMS, também é colaboradora do CREPOP. Vanilce Faria Gomes, Psicóloga (CRP 14/08623-6), Mestre em Psicologia pela UFGD e atua na Clínica e na Pesquisa em Psicologia e Relações Raciais, também colaboradora do CREPOP. Vanessa Silva de Souza, Psicóloga indígena Terena (CRP 14/07450-9), e Conselheira da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI).

Na quarta-feira à noite (25/10), Giovana Barbieri Galeano pontuou sua fala nos contextos sociais, clínicos e políticos das relações raciais. Já na sexta-feira de manhã (27/10), Vanilce Faria Gomes também fez sua fala em torno das Relações Raciais, com uma contextualização histórica sobre a escravidão e o processo colonizador e colonizado. Vanessa Silva de Souza, em ambos os dias, fez sua fala voltada aos Povos Indígenas, trazendo muitos questionamentos e provocações à turma, com exemplos concretos, gerando grande reflexão acerca da temática, principalmente voltada a nossa atuação profissional.

A acadêmica, Mariana de Alencar Pessoa, do 4º semestre relata: “Foi algo muito legal e extremamente necessário para a formação de qualquer profissional, tanto da área da psicologia como em qualquer outra área”. E outra integrante da turma, Káthia Luiza da Costa Magalhães, também do 4o semestre, acrescenta que: “O que me causou surpresa e até uma certa tristeza, foi o desconhecimento das pessoas acerca de dois temas de tamanha relevância; sobre a cultura indígena e sobre as questões raciais.”.

Ademais, se você tem interesse pela temática, duas publicações em especial do CREPOP/CFP tratam do assunto e estão disponiveis online gratuitamente:
Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os.
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto aos Povos Indígenas.

Para mais informações:
Acesse as Referências Técnicas em https://www.crpms.org.br/publicacoes-2/referencias-tecnicas/.

Para solicitar palestras sobre Psicologia e Políticas Públicas, entre em contato com o CREPOP pelo e-mail crepop@crpms.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (67) 991237762.

Agradecemos a participação de todas as pessoas e esperamos que tenham aproveitado essa oportunidade e espaço de diálogo!