No último final de semana, o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul marcou presença ativa na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em Brasília. Representando o CRP14/MS, estavam o presidente Walkes Jacques Vargas, a tesoureira Camilla Fernandes Marques e os conselheiros Vanessa Silva de Souza e Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho. Conjuntamente à APAF, ocorreu a solenidade em celebração aos 50 anos de funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, que contou também com a participação dos conselheiros João Fernando dos Santos Vilela e Renan da Cunha Soares Junior.
A tesoureira Camilla Fernandes Marques destacou a relevância da APAF como um dos momentos mais importantes relacionados ao Sistema Conselhos. Ela enfatizou que é nesse espaço democrático que ocorre a apreciação da prestação de contas, a aprovação de parâmetros e a deliberação de intervenções dos CRPs e do CFP. Além disso, ressaltou que a reunião de presidentes e de tesoureiros, realizada na véspera da APAF, é mais um espaço valioso de compartilhamento de experiências de gestão.
O presidente Walkes Jacques Vargas ressaltou a importância da Assembleia no Sistema Conselhos de Psicologia. Ele destacou que é nesse momento que os conselhos regionais aprovam a proposta orçamentária do conselho federal para o exercício de 2024. Além disso, mencionou a discussão de pautas relevantes, como a política de orientação e fiscalização, as responsabilidades técnicas de pessoas jurídicas, o processo eleitoral do sistema conselhos para o ano de 2025, o congresso nacional de psicologia e os congressos regionais de psicologia que ocorrerão em 2025.
O conselheiro Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho enfatizou que a realização da APAF representou mais um avanço na democracia do Sistema Conselhos. Ele destacou a aprovação de projetos e proposições importantes para a Psicologia Brasileira, como a nova resolução de Pessoa Jurídica, o Planejamento do CREPOP, ações sobre prevenção e atuação direta sobre mulheres vítimas de violência, criação de um novo Conselho Regional no Amapá e a construção de uma resolução do Psicólogo/a Responsável Técnico, entre outros temas relevantes.
A conselheira Vanessa Silva de Souza expressou a intensidade desses dois dias de APAF, ressaltando a representatividade significativa do CRP14/MS nas questões étnico-raciais, financeiras e de fiscalização. Ela destacou a importância e a intensidade da participação, enfatizando que o CRP14/MS trouxe uma pluralidade de representações e conseguiu abordar todas as temáticas discutidas em âmbitos nacionais com propriedade de fala e identificação de pautas, sempre respeitando o código de ética e as bases da psicologia brasileira.
A pluralidade de vozes representadas pela delegação do CRP14/MS durante a APAF evidencia a diversidade e a riqueza de perspectivas que compõem a Psicologia no Mato Grosso do Sul.