Você está visualizando atualmente Participou do VII Congresso de Avaliação Psicológica? Então, compartilhe suas percepções e experiências

Participou do VII Congresso de Avaliação Psicológica? Então, compartilhe suas percepções e experiências

Já para a psicóloga Simone Cougo "o VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, realizado em São Paulo, me permitiu ter acesso a trabalhos de colegas que contribuíram muito para a reformulação das minhas práticas. A busca pela atualização em eventos enriquece o trabalho profissional. Consegui compreender melhor a dinâmica tanto da construção de novos instrumentos quanto da aplicação destes na avaliação psicológica. Instrumentos informatizados têm recebido investimento de pesquisas e temos que ficar atentos a essas mudanças. Fiquei muito satisfeita com a participação no evento".

No dia 3 de julho terminou o VII CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, que abordou o tema “Avaliação Psicológica e os Desafios nas Diferentes Regiões do Brasil”.

 

O evento durou quatro dias e foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP. O Congresso reuniu 1.300 inscritas/os, 300 pôsteres, 170 comunicações orais e 70 mesas redondas, cumprindo seu objetivo de discutir as especificidades da área da avaliação psicológica em diversos espaços.

 

O CRP 14/MS por reconhecer e valorizar esse espaço de conhecimento se fez presente, por intermédio das Comissões: Avaliação Psicológica (conselheira Jaciane Vieira e membro Mônica Leimgruber) e Psicologia Jurídica (conselheira Mônica Dantas e membro Ligia Gonçalves).

 

Para a Conselheira Mônica Dantas, “As temáticas foram diversas, contemplando cada contexto: psicologia clínica, saúde e/ou hospitalar, escolar/educacional, neuropsicologia, forense, trabalho e das organizações, esporte, social comunitária, trânsito, orientação e/ou aconselhamento vocacional e/ou profissional, porte de armas, psicometria e análise de dados; história, formação e atuação da/em avaliação psicológica e psicologia positiva. Dentre palestrantes nacionais e internacionais, e congressistas de diversas regiões do país, destacamos a presença significativa de congressistas do MS”.

"Tive a oportunidade, pela comissão de psicologia jurídica na qual participo como membro, de participar do VII congresso de Avaliação Psicológica 2015. Evento muito bem organizado pelo IBAP, Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e contou com grandes nomes desta área,  tais como Anna Elisa Villemor Amaral, Ricardo Primi, entre outros grandes nomes nacionais e internacionais, onde foi muito importante ouvir o Professor Gregory J. Meyer, da Universidade de Toledo (Ohio). Sou especialista na área de avaliação e ter esta oportunidade de ouvir as novas pesquisas para construção de novos instrumentos que fazem parte do nosso saber psicológico foi de grande valia. Vários temas foram debatidos envolvendo a área de avaliação , desde área dos instrumentos psicométricos, projetivos, da área de neuro, entre outros, e pude participar de vários debates envolvendo conceitos éticos que envolvem o nosso fazer na área de avaliação psicológica, como a mesa que as psicólogas do nosso conselho participaram, Jaciane Vieira e Mônica Leimgruber com o tema Prática em Avaliação Psicológica: ética e responsabilidade social, lembrando que  o aprimoramento como a participação neste eventos fazem parte do nosso compromisso como psicólogos atuantes", acrescenta a psicóloga Lígia Gonçalves, suas percepções sobre o Congresso.





Você psicólogo e psicóloga de Mato Grosso do Sul que também participou do Congresso, compartilhe suas percepções e experiências nessa construção coletiva de um relato sobre este importante evento e colabore para melhor informar os colegas que não puderam participar desta edição. Envie seu relato para imprensa@crpms.org.br

 

 

Enquanto isso, que tal acessar a área GALERIA e ver o álbum de fotos do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA